Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica

Authors

  • Torcata Amorim
  • Dulce Maria Rosa Gualda

Keywords:

Enfermagem Obstetrícia, Prática Profissional, Pesquisa Qualitativa.

Abstract

A pesquisa buscou conhecer os fatores que facilitaram a formação e reinserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto, a partir da década de 1980 do século XX. Para compreender o processo, foi utilizada a História Oral Temática, metodologia que permite perceber o passado como algo que tem continuidade hoje. Foram entrevistadas 11 profissionais que participaram ativamente do processo, como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica, membros da Área Temática Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Dentre os fatores que contribuíram, estão as políticas ministeriais, o financiamento de cursos de especialização, a continuidade da atuação das profissionais e a criação dos Centros de Parto Normal. Conclui-se que o reconhecimento do trabalho dos profissionais depende de uma formação e atuação de qualidade, e que, é necessário realizar pesquisas sobre sua atuação, e divulgar seus resultados.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000022

Published

2011-08-31

How to Cite

Amorim, T., & Gualda, D. M. R. (2011). Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica. Rev Rene, 12(4). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)