Educação em saúde e a prática de enfermagem ao recém-nascido prematuro

Autores

  • Ana Luíza Paula de Aguiar Lélis
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado
  • Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso

Palavras-chave:

Neonatologia, Prematuro, Educação em saúde, Enfermagem.

Resumo

Pesquisa descritivo-exploratória de natureza qualitativa que objetivou analisar as práticas educativas realizadas pelos enfermeiros, direcionadas para o cuidado domiciliar ao recém-nascido prematuro durante o período de internação na unidade neonatal de um hospital de referência em serviço de neonatologia, Fortaleza-Ceará-Brasil, de maio 2007 a março 2008. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos foram oito enfermeiras que atuam em unidades neonatais e 14 mães de recém-nascidos prematuros internados nas unidades neonatais do referido hospital. O estudo revelou que a falta de sistematização nas ações educativas realizadas pelas enfermeiras interferiu de maneira negativa na compreensão das mães referente ao cuidado do recém-nascido no domicílio após a alta hospitalar.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2009000400007

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Publicado

2009-08-27

Como Citar

Lélis, A. L. P. de A., Machado, M. de F. A. S., & Cardoso, M. V. L. M. L. (2009). Educação em saúde e a prática de enfermagem ao recém-nascido prematuro. Rev Rene, 10(4). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4852

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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