A percepção dos adolescentes em situação de vulnerabilidade
Keywords:
Educação em saúde, Promoção de saúde, Adolescência, Saúde escolar.Abstract
O estudo, em questão, tem, como principais objetivos: conhecer a percepção dos adolescentes, sobre vulnerabilidade; identificar os fatores e situações aos quais os adolescentes julgam estar mais vulneráveis; e colaborar na construção de um referencial teórico-metodológico capaz de facilitar a promoção da saúde dos adolescentes. Para viabilização do trabalho, utilizou-se, como referencial teórico, a pesquisa qualitativa, fundamentada em Minayo (1992). Para compreensão do objeto deste estudo, foi utilizado o modelo de crenças e mitos de saúde de Becker e Rosenstock (1974) citado em Nutheam (1998) Os resultados revelaram que a intervenção de enfermagem localiza-se no domínio psicossocial, respondendo as necessidades dos adolescentes que se percebem vulneráveis diante dos conflitos familiares e daqueles que adotam comportamento de risco influenciado por amigos e namorados. À luz da teoria deve-se, portanto, utilizar estratégias educativas que conduzam os adolescentes à compreensão dos benefícios da mudança e das possíveis barreiras que podem dificultar ou impedir a auto-eficácia e autocontrole na mudança de comportamento dos adolescentes.
DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000200009