Sociologia das Ausências e das Emergências na Análise Teórico-Epistemológica de uma Política Pública Participativa

Autores

  • Adriane Ferrarini Vieira Ferrarini Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Sociologia das Ausências e das Emergências, Política Pública, Participação

Resumo

Processos participativos atuam em dimensões imateriais da desigualdade e da emancipação definidas pela imposição colonial do pensamento ocidental. A sociologia das ausências e das emergências visa garimpar e conferir legitimidade a saberes e práticas esquecidos ou invisibilizados na busca por alternativas emancipatórias latentes e descolonizadoras. O artigo apresenta o uso deste referencial teórico-epistemológico na análise de uma política participativa. Os resultados evidenciaram o desvelamento de facetas cognitivas, políticas e culturais no processo e no resultado, menos usuais em análises de políticas. A ruptura com a hierarquização de saberes, o reconhecimento dos sujeitos através da participação efetiva e a valorização do local foram identificados com maior clareza e se mostraram indissociáveis das
aquisições materiais e da sustentabilidade preconizada pela política.

Biografia do Autor

Adriane Ferrarini Vieira Ferrarini, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais/ UNISINOS

Referências

BAREMBLITT, Gregorio. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.

CATTANI, Antonio D.; FERRARINI, Adriane V. Participação, desenvolvimento local e política pública: estratégias articuladas para a superação da pobreza. Revista Katálysis, Florianópolis, 13(2), p. 164-172, jul./dez. 2010

BARTH, Jutta; BROSE, Markus. Participação e desenvolvimento local: balanço de uma década de cooperação alemã no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Sulina, 2002.

FERRARINI, Adriane V. Desenvolvimento local integrado e sustentável: uma metodologia para políticas e programas de superação da pobreza. Interações, Campo Grande, v. 13, n. 2, p. 233-241, jul./dez. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Política & Sociedade, v. 10 n. 18, p. 133-154, 2011.

GUARESCHI, Pedrinho; VERONESE, Marilia. Porque trabalhar com economia solidária na Psicologia Social. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 40, n. 1, p. 94-101, jan./mar. 2009

GUATTARI, Felix; ROLNIK, Sueli. Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

METROPLAN. Relatório do PIRAD, 2000.

RODRIGUES, Saulo Tarso. O modelo de racionalidade ocidental (razão indolente) e os direitos humanos: uma crítica ao conceito hegemônico de cidadania a partir da sociologia das ausências de Boaventura de Sousa Santos. Revista de Educação Pública, v. 16, n. 31, p. 69-82, jun. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente – contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática, Volume 1. São Paulo: Cortez, 2000.

_____(org.). Globalização: fatalidade ou utopia. Lisboa: Afrontamento, 2001.

_____(org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

_____(org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências” revisitado. Lisboa: Afrontamento, 2003.

_____(org.). Epistemologias do Sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 80, p. 5-10, mar. 2008.

_____(org.). Epistemologies of the South and the future. From the European South, Padua, p. 17-29, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Marcelo Kunrath; OLIVEIRA, Gerson de Lima. A face oculta(da) dos movimentos sociais: trânsito institucional e intersecção Estado-Movimento – uma análise do movimento de Economia Solidária no Rio Grande do Sul. Sociologias, Porto Alegre, n. 28, ano 13, p. 86-124, set. 2011.

TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1998.

VERONESE, Marília. Análise de um empreendimento de economia solidária sob a ótica da sociologia das ausências e das emergências. Ciências Sociais Unisinos, 41(2):89-99, mai. 2005.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Ferrarini, A. F. V. (2018). Sociologia das Ausências e das Emergências na Análise Teórico-Epistemológica de uma Política Pública Participativa. Revista De Ciências Sociais, 49(1_Mar/Jun), 400–425. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/30798