O Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (1968-1972): lutas sociais, pensamento crítico e reconhecimento acadêmico

Autores

  • Regina Ângela Landim Bruno Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Ditadura Militar, Pensamento Crítico, Movimento Estudantil

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a minha experiência como aluna da primeira turma do  Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (1968-1972) que hoje completa cinquenta anos. Procuro ressaltar alguns traços, gerais e específicos, que marcaram a nossa geração, caracterizado como um tempo pautado por lutas sociais e pelo fomento do pensamento crítico, pelo empenho no reconhecimento institucional e a tentativa de entender as especificidades da sociedade brasileira. Dessa perspectiva, mesmo correndo os inevitáveis riscos de idealizar o passado, chamo a atenção para os seguintes aspectos: a ideia de uma universidade concebida como lugar de se fazer amigos(as), o peso da reflexão dos clássicos fundadores das Ciências Sociais- Marx, Weber e Durkheim  mesmo quando tais pensadores não integravam a estrutura curricular. Uma formação universitária que não se restringia à sala de aula e à pesquisa de campo, disputava espaço com as leituras em grupos de estudos informais extracurriculares, adentrava nas passeatas contra a ditadura militar e nas manifestações de rua por um ensino de melhor qualidade e se fazia presente nas atividades culturais. Chamo também a atenção para o incentivo à leitura e à pesquisa de campo, possibilitando-nos  novas indagações, a busca por “novas praias e novos cerrados”, com o objetivo de cursar o mestrado ou uma especialização e dar continuidade à nossa formação. Enfim, uma formação indissociável do viver em sociedade em meio a uma conjuntura na qual cursar ou ensinar Ciências Sociais era considerado um ato perigoso e subversivo.

Biografia do Autor

Regina Ângela Landim Bruno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciada pela UFC (1971), Mestrado em Sociologia pela UnB (1976). Diplome de d' Étude Approfondies pela Université de Paris III IHEAL-Paris III (1977-1979) e Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP(2002).Profa. associada II do CPDA/DDAS/UFRRJ. Áreas de pesquisa e estudo: Teorias Sociais, representação patronal rural, Agronegócio, Relações de poder. Questão Agrária e Reforma Agrária . Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Ruralismo, Agronegócio e Relações de Poder - NARUP .Foi pesquisadora visitante (bolsa FUNCAP) e professora convidada pelo PPGS-Universidade Federal do Ceará -UFC durante o período 01.02.2012 a 30.06.2013. Colaborou como parecerista ad hoc no "Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais- edição 2013".

Referências

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero Ed. 1983

_____. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Difel, Lisboa: Difusão Editorial do Livro, 1989

BRUNO, Regina. A atualidade de Florestan Fernandes. O entrelaçamento entre o arcaico e o moderno como traço constitutivo da sociedade brasileira. In: Elisa Guaraná de Castro (org.) et. al. Vozes de Nossa América. Cultura, política e pensamento crítico — América Latina e Caribe. Seropédica (RJ): Ed. da UFRRJ, 2010 p. 205-214.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70. 2008

_____. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994.

D’INCAO, Maria ngela (org.). O saber militante. Ensaios sobre Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: UNESP, 1987.

FERNANDES, Florestan. Organização Social dos Tupinambá. São Paulo: Instituto Progresso Editorial S.A (Coleção Trópico, 1) 1949.

MEDEIROS, Leonilde Servolo de (org.). Ditadura, conflito e repressão no campo. A resistência camponesa no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Consequência: 2018.

MENEZES NETO, Paulo Elpídio de. Exercícios indisciplinados sobre propósitos imprudentes e temerárias intenções. A Universidade Federal do Ceará em tempos de riscos anunciados e prováveis incertezas. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018.

PEREIRA DE QUEIROZ, Maria Isaura. Desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil: nascimento e expansão. Ciência & Trópico. Revista Cientifica da Diretoria de Pesquisas Sociais. Dipes/Fundaj Fundação Joaquim Nabuco. Recife v. 20, n. 2, p. 387-

REIS, Elisa Pereira. "Reflexões sobre o Homo Sociologicus". Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 4 São Paulo p 23-33, 1989.

REIS, Elisa Pereira, REIS, Fabio Wanderley e VELHO, Gilberto. As Ciências Sociais nos últimos 20 anos: três perspectivas. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 12, ano 35 São Paulo, fev. 1997.

REIS FILHO, Daniel Aarão e MORAES, Pedro de. 68: A paixão de uma utopia. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

SCOTT, James. Formas cotidianas da resistência camponesa. Raízes, Campina Grande, v. 21, n 01, jan./jun. 2002, p. 10-31.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Bruno, R. Ângela L. (2019). O Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (1968-1972): lutas sociais, pensamento crítico e reconhecimento acadêmico. Revista De Ciências Sociais, 50(1_Mar/Jun), 159–178. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40379

Edição

Seção

50 Anos das Ciências Sociais na UFC