Integração econômica e social de uma favela

Autores

  • Luciano Mota Gaspar Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O presente trabalho objetiva a um estudo sôbre a origem 1:' funcionamento da Favela do Poço da Draga, bem como a sua integração social e econômica com a cidade de Fortaleza, no Nordeste brasileiro, onde a mesma se encontra localizada. Duas hipóteses nos propomos a testar: 1) as favelas são caóticas e socialmente desorganizadas; 2) elas são econômicamente improdutivas. Ambas as hipóteses são apontadas por MANGIN (1967:6ô) como idéias geralmente aceitas- espécie de "mitos estandardizados" sôbre êsses núcleos populacionais que, sobretudo depois da segunda guerra mundial, proliferam nas cidades do mundo inteiro.

Biografia do Autor

Luciano Mota Gaspar , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Curso de Mestrado em Antropologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Diretor do Departamento de Educação e Cultura da Universidade Federal do Ceará. Aluno regular do Curso de PhD em Antropologia na Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Gaspar , L. M. (2019). Integração econômica e social de uma favela. Revista De Ciências Sociais, 2(1), 37–77. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42503