O Mito do 'Mito da Terra Sem Mal'

a literatura "clássica" sobre o profetismo tupi-guarani

Autores

  • Maria Cristina Pompa UNIFESP

Resumo

Numa revisão critica da bibliografia sobre o chamado 'profetismo tupi-guarani', as obras 'clássicas' são
recolocadas - sem desconhecer seu porte cientifico - nos contextos intelectuais que as produziram e que
determinaram preocupações cientificas, aproches metodológicos e conclusões explicativas. O artigo examina as duas grandes linhas interpretativas elaboradas pela tradição antropológica: a que pressupõe a existência de um 'misticismo' endógeno tupi-guarani e a que define o fenômeno em termos de reação à situação de contacto. Uma e outra dependem menos de evidências documentais do que de posições teórico metodológicas caracteristicas de especificas escolas antropológicas. São analisados, também, os fundamentos do 'discurso de autoridade', estabelecido pelo cruzamento das fontes historiográficas com as informações etnográficas. Este cruzamento leva a um tratamento forçoso dos dados, pois explica a cultura tupinambá do início da colonização pela cultura guarani modema, pressupondo uma única 'cultura tupi-guarani', imóvel nos séculos, que mantém o núcleo irredutivel do seu 'ser" no Mito da Terra sem Mal.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pompa, UNIFESP

Possui graduação em Letras pela Universita degli Studi La Sapienza de Roma, mestrado em Antropologia Social pela Unicamp (1995), doutorado em Ciências Sociais (2001) pela Unicamp, pós doutorado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap (2004) e na Universidade de Udine- Itália (2016). Atualmente é Professor associado no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Foi pesquisadora senior no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap. Desenvolve pesquisas nas áreas de antropologia e história, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia da religião e história das religiões, história indígena e das missões, movimentos sócio-religiosos.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Pompa, M. C. (2019). O Mito do ’Mito da Terra Sem Mal’: a literatura "clássica" sobre o profetismo tupi-guarani. Revista De Ciências Sociais, 29(1/2), 44 a 72. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42576