Dois Estudos

I - Das Imagens Sociais De Autor II - Da Teoria Das Influências

Autores

  • Luiz Felipe Baeta Neves Flores Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ

Resumo

I - Este estudo discute o idéio de Autor. Falo do continuidade e do semelhanço do escritor com aquilo que escreve. Refletesobre o mito do unidode e do idéio de equilíbrio uniforme do autoridade. Chamo a atenção poro o disseminação e o eficácia das repercussões sociais do escrito. Aponta para o tempo do leitor, que é interpelado pelo texto, e para a expansão de uma "antropologia do eco", signo de uma teoria mais próximo do vida vivida pelos homens.

II - A palavra "influência"tem um amplo leque de possibilidade de uso, estabelecendo uma naturalização do termo. O artigo propõe uma recuperação da idéia de influência e sugere algumas linhas possíveis de reflexão.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Baeta Neves Flores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1968). Mestre (1975) e Doutor (1984) em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez Pós-doutorado na Universidade de Paris ? V (1984/1986) com bolsa do CNPq. Foi professor da Fundação Getúlio Vargas ? RJ e do Museu Nacional da UFRJ. Ex- professor da Universidade de Paris ?V e da Universidade de Poitiers. É professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Seus principais interesses são os modos de articulação entre Antropologia Social e História, especialmente analisados em estudos sobre o Imaginário.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Flores, L. F. B. N. (2019). Dois Estudos : I - Das Imagens Sociais De Autor II - Da Teoria Das Influências. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 5 a 11. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43041