A Moralidade Brasileira No Olhar do Ficcionista, Do Ideólogo e Do Teórico

Autores

  • Idilva Maria Pires Germano Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este ensaio analisa comparativamente os discursos sobre o ethos cultural brasileiro presentes em Memórias de um Sargento de Milícias de Manoel Antônio de Almeida (1852), O Problema Nacional Brasileiro de Alberto Torres (1914) e Militares e Civis de Paulo Mercadante (1978). Apesar da diferença de gêneros literários e da época de produção dos obras, os textos compartilham o preocupação em inrerpretar a brasilidade, que marco toda a tradição letrada do país, tanto no ensaio crítico quanto na ficção romanesca. Os textos examinam características do comportamento público e privado do povo e das elites por meio de perspectivas e estilos distintos conforme o contexto de feitura dos obras e as peculiaridades biográficas dos autores. Tais retratos do Brasil e da sua gente são momentos de construção da realidade imaginária brasileira importantes para a análise da cultura nacional.

Biografia do Autor

Idilva Maria Pires Germano, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFC, atuando no Programa de Pós-Graduação e na Graduação em Psicologia. Vem se dedicando a estudos que investigam a narração de si em contexto de vulnerabilidade social , tais como juventudes empobrecidas e em conflito com a lei. Mais recentemente tem investigado a apresentação de si em sites de redes sociais e a interface entre mídia, gênero e ativismo digital. Areas de interesse: Metodologias qualitativas de pesquisa, análise de discurso e de narrativas; fenômenos e processos subjetivos contemporâneos; sociabilidades em ambientes digitais; novos feminismos e estudos de gênero.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Germano, I. M. P. (2019). A Moralidade Brasileira No Olhar do Ficcionista, Do Ideólogo e Do Teórico. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 54 a 63. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43045