Associativismo urbano e democratização:

algumas reflexões teóricas

Autores

  • Renato Raul Boschi IESP-UERJ

Resumo

O objetivo deste trabalho é especificar algumas das condições que presidem a lógica de funcionamento de organizações voluntárias em termos de suas implicações para a consolidação de uma ordem democrática. Trata-se de um esforço teórico preliminar de se pensar o papel do novo associativismo em áreas urbanas - mais especificamente da participação popular - frente à conjuntura de abertura política que ora se atravessa no âmbito da sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Renato Raul Boschi , IESP-UERJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (1970) e doutorado em Ciência Política – University of Michigan – Ann Arbor (1978). Foi professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (DCP-UFMG), atualmente aposentado. Desde 2010 é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) após ter atuado como pesquisador e professor do IUPERJ por 40 anos. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/IESP-UERJ). Na área de Ciência Política tem pesquisado e publicado principalmente nos seguintes temas: formação do Estado, democracia, políticas públicas, empresários, representação de interesses, desenvolvimento e política comparada, com ênfase em América Latina.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Raul Boschi , R. . (2019). Associativismo urbano e democratização: : algumas reflexões teóricas . Revista De Ciências Sociais, 13(1 e 2), 107–120. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43086