Epistemologia histórica e tarefas sociais

Autores

  • João Alfredo de Sousa Montenegro UFC

Resumo

Tarefa urgente, entre nós, a de repensar a epistemologia histórica. E por uma razão imperiosa: a de ir estruturando um pensamento em sintonia com as novas exigências da Historiografia. Sente-se que esta deve atualizar-se face aos objetivos da mudança social, alcançando níveis apreciáveis de pragmatismo, de operacionalidade. Um engajamento profundo com a problemática nacional/regional abre-se impositivamente apontando para lúcida aproximação entre o processo histórico e o pensamento historiográfico, conforme observação de José Honório Rodrigues. Malgrado o progresso alcançado pela ciência de Heródoto no Brasil, muito há ainda por se fazer com vistas àquela aproximação.

Biografia do Autor

João Alfredo de Sousa Montenegro , UFC

Possui graduação em História pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará(1952), graduação em Bacharelado em Ciência Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará(1954), especialização em DIdática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1976) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Ceará(1961). Atualmente é Livre-docente da Universidade Federal do Ceará e Membro do Instituto do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Alfredo de Sousa Montenegro , J. . (2019). Epistemologia histórica e tarefas sociais . Revista De Ciências Sociais, 17(1/2), 231–252. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43099