Transição Capitalista e Classe Dominante no Nordeste

Autores

  • Mônica Dias Martins Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

Resenha de Ronald H. Chilcote. Transição capitalista e classe dominante no Nordeste. Traduçõo de Lólio Lourenço de Oliveira, São Paulo, EDUSp,1991. 368 p.

Biografia do Autor

Mônica Dias Martins, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora da UECE, coordenadora do grupo de pesquisa Observatório das Nacionalidades e editora da revista acadêmica Tensões Mundiais. Formada em Pedagogia pela PUC-RJ, concluiu mestrado e doutorado em Sociologia na UFC, sendo bolsista da CAPES-Fullbright na Universidade da Califórnia. Seus estudos sobre movimentos sociais, reforma agrária, desenvolvimento regional e meio ambiente foram publicados no Brasil, EUA e México. Na área de Ciência Política, seu interesse volta-se para as relações entre o internacionalismo e o nacionalismo, com ênfase na atuação dos organismos multilaterais. Dentre suas atividades recentes de pesquisa destacam-se o papel do Banco Mundial na América Latina, os vínculos desta instituição com as estratégias militares das grandes potências, o estudo sobre a formação das nacionalidades africanas, a investigação sobre a ideia de nação entre diferentes atores sociais desenvolvida em cooperação com a Universidade Nacional da Patagônia Austral - UNPA e a pesquisa em curso Literaturas, nacionalidades e colonialismos: cartografia social das comunidades imaginadas de Brasil, Cabo verde e Guiné-Bissau realizada com professores da UECE e UNILAB . Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia e é representante do Brasil no Comitê Diretor da CLACSO.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Martins, M. D. (2020). Transição Capitalista e Classe Dominante no Nordeste. Revista De Ciências Sociais, 26(1/2), 109 a 111. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43236