Da Máscara à Pessoa

A Concepção Trágica de Homem

Autores

  • Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Resumo

A palavra pessoa, como tantas outras. é muitas vezes utlhzada sem que se faça a necessária reflexão do seu real significado. implicando em deturpação e inconsistênCla teóricas por conta da falta de fundamentação filosófica do termo. Cabe-nos. portanto. definir do que e~-;tamos falando, quando nos utilizamos de um conceito como pessoa. que se encontra carregado de todo um significado histórico. Este artigo tem como objetivo analisar o significado da noção de pessoa desde sua origem etimológtca. na Grécia Antiga a partir da concepção trágica de homem.

Biografia do Autor

Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - PQ1D. Pós-Doutora em Antropologia Médica pela Harvard Medical School, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Foi pesquisadora Fulbright do Department of Global Health and Social Medicine durante o ano acadêmico 2002-2003, permanecendo como Affiliated Faculty até 2011. Foi Professeur Invité da Université Paris-Diderot ? Paris VII em 2014. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, coordena o APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica, orientando pesquisas em fenomenologia clínica - psicopatologia e intervenção terapêutica - tendo como inspiração a fenomenologia de Merleau-Ponty. Coordena os projetos de pesquisa Fenomenologia Clínica como Intervenção Terapêutica em Psicopatologia e Fenomenologia Crítica do Adoecer: estudos em psicopatologia e psicoterapia. É, atualmente, Orientadora de Doutorado em Co-Tutela da Université Paris-Diderot ? Paris VII, em parceria com a Profa. Mareike Wolff-Fédida, através de convênio acadêmico internacional entre a UNIFOR e a Paris VII. É membro do GT Psicologia & Fenomenologia da ANPEPP. Publicou sete livros e mais de oitenta artigos em periódicos nacionais e internacionais. Com sua equipe de pesquisa, traduz do francês para o português a obra de Arthur Tatossian sobre psicopatologia fenomenológica .É psicoterapeuta com formação no Enfoque Centrado na Pessoa (Center of Studies of the Person, La Jolla, U.S.A, 1985), especialista em Psicoterapia (CRP-11/0141) e supervisora clínica credenciada pela Sociedad Chilena de Psicologia Clínica. Em seu consultório trabalha como psicoterapeuta individual e de casais desde 1983 e como supervisora clínica da sétima turma do curso de formação em clínica humanista fenomenológica.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Cavalcanti, V. de S. M. (2020). Da Máscara à Pessoa: A Concepção Trágica de Homem. Revista De Ciências Sociais, 25(1/2), 21 a 31. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43271