Vidas Privadas

A Propósito de uma Estratégia de Sobrevivência de Mulheres Pobres

Autores

  • Celi Regina Jardim Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este trabalho está preocupado em discutir uma das possibilidades estratégicas de sobrevivência de mulheres pobres não profissionalizadas, pertencentes às camadas economicamente marginalizadas da sociedade brasileira na crise dos anos 90. O problema a ser analisado tem duas vertentes: a primeira diz respeito à centralidade da publicização das vidas privadas nas estratégias de sobrevivência destas mulheres em um programa de rádio popular. A segunda refere-se à apropriação por parte do apresentador do programa do discurso das mulheres reforçando a responsabilidade privada dos problemas por elas apresentados e silenciando sobre qualquer possibilidade de estratégia coletiva de luta por melhores condições de vida. Discuti em artigo anterior as potencialidades da constituição de novos sujeitos políticos através da atuação das mulheres de camadas populares em movimentos sociais populares que constróem discursos de ação coletiva e atuam como novos sujeitos, principalmente na política local. Também naquela oportunidade discuti a dupla face destes novos sujeitos que ao mesmo tempo que transformam- se em agentes participa ti vos da luta política, constróem possibilidades de transformar suas posicionalidades enquanto mulheres nas relações de poder cotidianas que as constituem enquanto sujeito da vida privada.

Biografia do Autor

Celi Regina Jardim Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Céli Pinto é graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Ciência Política por esta mesma universidade . Obteve o título de Doutora em Ciência Política na- University of Essex na Inglaterra. Foi visiting Scholar na UCLA, na Universidade Livre de Berlin e na Universidade de Oxford. Foi visiting professor na UCLA e na UDELAR (Uruguai) Proferiu palestras na Universidade de Princeton, na UCLA na London School of Economic, na Universidade de Oxford. Sua produção cientítifica, expressa em livros, capítulos de livros e artigos trata de Teoria Política com ênfase em teoria da democracia e teoria feminista Também atua na área de História do Brasil República nos seguintes temas: politica brasileira, feminismo, participação politica. É pesquisadora 1b do CNPq. Atualmente é professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando como docente permanente no Programa de Pós Graduação em História desta mesma universidade.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Pinto, C. R. J. . (2020). Vidas Privadas: A Propósito de uma Estratégia de Sobrevivência de Mulheres Pobres. Revista De Ciências Sociais, 25(1/2), 93 a 109. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43274