Educação, Pobreza e Desigualdade Social

Discussões e proposições metodológicas para pesquisa

Palavras-chave: Educação, Pobreza, Desigualdade

Resumo

Dentro da temática das relações entre educação, desigualdades sociais e pobreza, a finalidade do artigo é apresentar o desenho e os desafios metodológicos de uma pesquisa em desenvolvimento sobre os percursos escolares de estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família (PBF), nos estados do Ceará e do Paraná. A pesquisa centra-se em uma coorte de estudantes que nasceram em 2002 e que são acompanhados por um período de 3 anos (2015 a 2017). Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, com análise transversal e longitudinal, realizada de modo interinstitucional e interdisciplinar. Nesta etapa, ela se vale de um banco de dados criado a partir do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (Sistema Presença). Ao cotejar elementos teóricos e metodológicos, introduz problemas e mobiliza estratégias possíveis para o tratamento das informações, que possuem potencial de explicação da realidade analisada. 

Biografia do Autor

Gabriela Schneider , UFPR

Professora no Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR. Coordenou a Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social no âmbito da UFPR entre 2018 e 2019. É membro e uma das coordenadoras Projeto Laboratório de Dados Educacionais e Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ).

Domingos Abreu, UFC

Professor Associado da Universidade Federal do Ceará, pesquisador e líder da Sociedade de Estudos em Esporte. Tem trabalhado com Políticas Públicas para crianças e dolescentes em situação de rua. 

Ana Lorena de Oliveira Bruel , UFPR

Professora do magistério superior na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Planejamento e Administração Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação, educação e desigualdades, distribuição de oportunidades educacionais.

Alexandre Jeronimo Correia Lima , UFC

Professor adjunto do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, atuando especialmente na formação docente. 

Polyana Lunelli, UFPR

Mestranda em Educação, linha Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007).

Irapuan Peixoto Lima Filho, UFC

Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC).

Suellem Raquel de Freitas Bonfim, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2011), Especialização em Políticas Educacionais (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atua na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba como Pedagoga referência no Núcleo Regional de Educação (NRE) Tatuquara.  Atuou como professora da educação Infantil e dos anos iniciais do ensino Fundamental.  Também, como tutora presencial da UFPR no Curso de Aperfeiçoamento sobre Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Polo Guarapuava).

Último trabalho publicado:
Política educacional e a infraestrutura das escolas municipais de Curitiba: um olhar a partir dos estudantes vinculados ao programa bolsa família. In: XII Reunião Científica Regional da ANPED SUL, Porto Alegre. 2018.

Publicado
2020-11-11