Grandes Projetos de Desenvolvimento, Conflito Sócio-Ambiental, Reserva Extrativista e o Povoado do Taim

Autores

  • Horácio A. de Sant'ana Júnior
  • Sislene Costa da Silva

Resumo

Tendo como campo empírico o povoado do Taim, município de São Luís, na Ilha do Maranhão, os autores analisam o conflito que se processa entre os habitantes locais e a administração de grandes “projetos de desenvolvimento” instalados na área desde o final da década de 1970, como desdobramento do Projeto Grande Carajás. No centro de tal conflito está a luta pela posse e controle de territórios. Liderados pela União de Moradores do Taim, desde 1996, vários povoados reivindicam a instalação de uma Reserva Extrativista. Fundamentando esta reivindicação, os moradores destacam a existência de um modo de vida ancestralmente construído, com baixos índices de agressão ao meio e que permite configurar a região como sendo um território ocupado por populações tradicionais.

Biografia do Autor

Horácio A. de Sant'ana Júnior

Doutor em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sislene Costa da Silva

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Como Citar

A. de Sant’ana Júnior, H., & Costa da Silva, S. (2013). Grandes Projetos de Desenvolvimento, Conflito Sócio-Ambiental, Reserva Extrativista e o Povoado do Taim. Revista De Ciências Sociais, 40(1), 31–42. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/495