A concepção de classe social segundo Nicos Poulantzas

a nova pequena burguesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.a06

Palavras-chave:

estrutura econômica, classe social, trabalho produtivo e improdutivo, luta de classe, marxismo estrutural

Resumo

Este artigo tem como objetivos: 1) apresentar e analisar as explicações teóricas elaboradas por Nicos Poulantzas – um dos mais renomados representantes do marxismo estrutural – sobre as classes sociais e que o levaram a denominar de “nova pequena burguesia" os trabalhadores assalariados que não são operários e também não são proprietários dos meios de produção, mas cujas práticas políticas e ideológicas tendem  a ser iguais ou similares às da pequena burguesia tradicional. Mas, segundo Marx, nas sociedades capitalistas, a estrutura determinante das classes sociais não é a estrutura econômica? 2) demonstrar que as posturas teórico-metodológicas do marxismo estrutural, em especial, as de Poulantzas, suprimem o sujeito da história, pois, para seus autores, a história deixou de ser um processo humano em realização para tornar-se realização de estruturas. E, no entanto, este é um fato inelutável: indivíduos, seres humanos, pessoas, com suas motivações, interesses, preferências, crenças, atitudes e comportamentos são os produtores da história. Produzem-na, é verdade, em condições dadas: nas condições produzidas e legadas por outros indivíduos, a partir das quais deliberam acerca de suas próprias vidas, criando novas condições de acordo com as escolhas de alternativas que puderam efetivar; 3) e reafirmar que, desvirtuando as explicações genuínas de Marx, o marxismo estrutural não oferece contribuição alguma para a investigação, análise e explicação da realidade social que, esvaziada de conteúdo histórico, tentou retratar com o formalismo de um mundo de definições e subdefinições.

Biografia do Autor

Noêmia Lazzareschi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela USP; Mestre em Ciências Sociais do Trabalho pelo Instituto Superior do Trabalho da Universidade Católica de Louvain, Bélgica; Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP; profa. do depto. de Sociologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUCSP

Referências

CARDOSO, Fernando Henrique . Comentário: althussertanismo ou marxismo? A propósito do conceito de classe em Poulantzas. In: ZENTENO, R. B. As classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

MARX, Karl. Contribuition à la critique de l’economie politique. Paris: Ed. Sociales, 1957.

______. Theories of surplus value. parte 2. Londres: Lawrence & Wishart, 1969.

______. O Capital – Crítica da Economia Política. livro 3, vol. 56. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1971.

POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Porto: Portucalense Editora, 1971.

______. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

PRZEWORSKI, Adam. O processo de formação das classes. In: Revista Dados, Rio de Janeiro, n. 16, 1977.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria – ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Lazzareschi, N. (2021). A concepção de classe social segundo Nicos Poulantzas: a nova pequena burguesia. Revista De Ciências Sociais, 52(2), 431–452. https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.a06