Os debates presidenciais no Brasil e as buscas no Google (2006 – 2010)

Autores

  • Thiago Perez Bernardes de Moraes Centro Universitário Campos de Andrade Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

Palavras-chave:

Debates Presidenciais, Eleições, Candidatos, Internet, Google.

Resumo

O debate representa um momento de valor único dentro das disputas eleitorais, considerando que este é o principal cenário para ele (de forma amplamente midiatizada) apresentar suas plataformas como contraposição simbólica aos adversários, em um ritmo de confronto direto.  objetivo deste trabalho é contribuir para a agenda de estudo dos efeitos dos debates eleitorais buscando aferir se, o interesse dos internautas pelos debates, enquanto variável independente, afeta o volume de buscas no Google pelos candidatos á presidência. Nossa hipótese é de que possivelmente os debates exercem um efeito consistente no sentido de estimular o interesse dos internautas brasileiros pelos candidatos à presidência. Os resultados corroboram essa premissa visto que existe significava relação em três dos quatro turnos analisados nas eleições de 2006 e 2010 no que se refere o interesse por debates e as buscas efetuadas pelos candidatos no Google.

Biografia do Autor

Thiago Perez Bernardes de Moraes, Centro Universitário Campos de Andrade Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

Pós-doutorando do Dipartimento di Giurisprudenza da Università degli Studi di Messina. Doutor em Psicologia Social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy.Professor no Centro Universitário Campos de Andrade.

Referências

BENOIT, William; MCKINNEY, Mitchell; HOLBERT, R. Lance. Beyond learning and persona: extending the scope of presidential debate effects. Communication Monographs, v. 68, n. 3, p. 259-273, 2001.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Meios de comunicação, voto e conflito político no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 81, 2013.

DIAZ, Fernando et al. Online and social media data as an imperfect continuous panel survey. PloS one, v. 11, n. 1, p. e0145406, 2016.

HOLZHACKER, Denilde Oliveira; BALBACHEVSKY, Elizabeth. Classe ideologia e política: uma interpretação dos resultados das eleições de 2002 e 2006. Opinião Pública, v. 13, n. 2, p. 283-306, 2007.

HWANG, Hyunseo et al. Applying a cognitive‐processing model to presidential debate effects: Postdebate news analysis and primed reflection. Journal of Communication, v. 57, n. 1, p. 40-59, 2007.

JUNGHERR, Andreas; THEOCHARIS, Yannis. The empiricist’s challenge: Asking meaningful questions in political science in the age of big data. 2017.

LOURENÇO, Luiz Cláudio. Na tela e nas urnas: novas evidências da influência dos debates e da propaganda eleitoral na decisão do voto presidencial em 1989. 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010.

MACHADO, Mônica. A retórica da reeleição: mapeando os discursos dos Programas Eleitorais (HGPE) em 1998 e 2006. Opinião Pública, v. 15, n. 1, p. 159-189, 2009.

MACHADO, Maria das Dores Campos. Aborto e ativismo religioso nas eleições de 2010. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 7, p. 25-54, 2012.

MARQUES, Maria Aldina. Debate, argumentação e organização enunciativa. Comunicação e Sociedade, v. 8, p. 47-62, 2012.

MCKINNEY, Mitchell S.; RILL, Leslie A. Not Your Parents’ Presidential Debates: Examining the Effects of the CNN/YouTube Debates on Young Citizens’ Civic Engagement. Communication Studies, v. 60, n. 4, p. 392-406, 2009.

MELLON, Jonathan. Where and when can we use Google Trends to measure issue salience?. PS: Political Science & Politics, v. 46, n. 02, p. 280-290, 2013.

MORAES, Thiago Perez Bernardes de; QUADROS, Doacir Gonçalves de. Dos holofotes para o Youtube: debates e eleição presidencial de 2014. In: Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha, 5., 2016, Buenos Aires. Ponências. Buenos Aires: Asociación Lationoamericana de Investigadores En Campañas Electorales, 2016. p. 1 - 13. Disponível em: <http://www.alice-comunicacionpolitica.com/abrir-ponencia.php?f=7175cf3992b956c39fe2705c1d41d811.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2016.

MORAES, Thiago Perez Bernardes de; SANTOS, Romer Mottinha. Bolsa Família como atalho cognitivo em eleições presidenciais: um estudo a partir do Google Trends (2006, 2010 e 2014). Revista Brasileira de Direito Eleitoral, 2014a.

MORAES, Thiago Perez Bernardes de; SANTOS, Romer Mottinha. Eleições no Brasil e o interesse dos eleitores por políticas públicas: um estudo empírico de janeiro de 2004 a dezembro de 2013. Interesse Público, 2014b.

MORAES, Thiago Perez Bernardes. Newspapers and Elections: An Empirical Study on the Relationship Between Electoral Interest and Newspapers in Brazil (2004-2014). Revista Cesumar–Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 21, n. 1, p. 45-59, 2016a.

MORAES, Thiago Perez Bernardes; MORAES, Suelen Patrícia, Alves, Maia, Perez. Marina Silva como “terceira via” nas eleições de 2014: o “efeito” Eduardo Campos. Revista Brasileira de Direito Eleitoral, 7 (13), 201-217, 2015.

MORAES, Thiago Perez Bernardes; SANTOS, Romer Mottinha. Os Protestos no Brasil: Um estudo sobre as pesquisas na web, e o caso da Primavera Brasileira. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, v. 9, n. 2, p. 193-206, 2013.

MORAES, Thiago Perez Bernardes; SANTOS, Romer Mottinha. Os Protestos no Brasil: Um estudo sobre as pesquisas na web, e o caso da Primavera Brasileira. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, v. 9, n. 2, p. 193-206, 2013.

MORAES, Thiago Perez Bernardes; SANTOS, Romer Mottinha; M MORAES, Suelen Patrícia, Alves, Maia, Perez. Investigando a raiz: um estudo sobre o interesse dos internautas brasileiros pelos grandes jornais e pelo mensalão (2005-2006). Austral Comunicación, v. 5, p. 85-111, 2016.

MORAES, Thiago. Perez Bernardes. Cada cabeza su sentencia. Pena de muerte, cognición y sociedad. 1. ed. Saarbrücken: Editorial Académica Española, 224p ,2016b.

PEIXOTO, Vitor; RENNÓ, Lucio. Mobilidade social ascendente e voto: as eleições presidenciais de 2010 no Brasil. Opinião Pública, v. 17, n. 2, p. 304-332, 2011.

PEIXOTO, Vitor; RENNÓ, Lucio. Mobilidade social ascendente e voto: as eleições presidenciais de 2010 no Brasil. Opinião Pública, v. 17, n. 2, p. 304-332, 2011.

PFAU, Michael. The subtle nature of presidential debate influence. Argumentation and Advocacy, v. 38, n. 4, p. 251, 2002.

RENNÓ, Lucio R. Escândalos e voto: as eleições presidenciais brasileiras de 2006. Opinião Pública, v. 13, n. 2, p. 260-282, 2007.

RIPBERGER, Joseph T. Capturing curiosity: Using Internet search trends to measure public attentiveness. Policy Studies Journal, v. 39, n. 2, p. 239-259, 2011.

SOUZA, Nelson Rosário; VEIGA, Luciana Fernandes; SANTOS, Sandra Avi. BRASA IX–2008 Debate eleitoral na campanha presidencial de 2006 no Brasil.

TERRON, Sonia Luiza; SOARES, Gláucio Ary Dillon. As bases eleitorais de Lula e do PT: do distanciamento ao divórcio. Opinião Pública, v. 16, n. 2, p. 310-337, 2010.

VASCONCELLOS, Fábio Souza. Debates presidenciais na TV como dispositivos complementares de informação política no Brasil: Características e estratégias. In: IX ENCONTRO DA ABCP, 9., 2014, Brasília. Anais do IX ENCONTRO DA ABCP. Brasília: Abcp, 2014. p. 1 - 25. Disponível em: <http://www.encontroabcp2014.cienciapolitica.org.br/resources/anais/14/1403747336_ARQUIVO_IXEncontrodaABCP.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2016.

VASCONCELLOS, Fábio Souza. Do confronto à conciliação: debates presidenciais na TV como eventos persuasivos de campanha. 2013. 244 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://doxa.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/2016/02/VASCONCELLOS_2013.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Moraes, T. P. B. de. (2018). Os debates presidenciais no Brasil e as buscas no Google (2006 – 2010). Revista De Ciências Sociais, 49(2_Jul/Out), 501–536. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/6055