Relações de parentesco e de propriedades nos romances do "ciclo da cana" de José Lins do Rego

Museu Nacional/UFRJ

Autores

  • José Sérgio Leite Lopes

Palavras-chave:

ciclo da cana

Resumo

Os romances de José Lins do Rego que con.stituem o chamado "ciclo da cana" nos fornecem elementos descritivos da "família patriarcal tradicional" brasileira em sua decadência.

Biografia do Autor

José Sérgio Leite Lopes

Antropólogo, Professor Titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CBAE/UFRJ. Fez graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1988-1990). É professor do Museu Nacional-UFRJ desde 1978. Foi professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2003-2006). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do trabalho e dos trabalhadores, meio ambiente e conflitos sociais, história social das ciências sociais relacionadas ao trabalho e antropologia do esporte. Coordena o Programa de Memória dos Movimentos Sociais - Memov, sediado no CBAE/UFRJ.

Referências

RCS Vol 4, N1, 1973

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Sérgio Leite Lopes, J. (2020). Relações de parentesco e de propriedades nos romances do "ciclo da cana" de José Lins do Rego: Museu Nacional/UFRJ. Revista De Ciências Sociais, 4(1), 45–63. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/60588