Colonialidade do poder, educação e movimentos sociais na América Latina:

novos caminhos a partir de ocupações secundaristas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a04

Palavras-chave:

Educação, Colonialidade, Violência Epistêmica, Movimentos Sociais, Ocupações Secundaristas

Resumo

Neste artigo analisamos o desenvolvimento da educação pública escolar na América Latina como um processo contraditório, marcado pela tensão entre formas de dominação e a luta pela libertação. A partir de uma abordagem macrossociológica baseada na colonialidade do poder discutimos sua relação com o colonialismo, evidenciando processos de violência epistêmica em sua constituição. Depois, debatemos a dimensão pedagógica dos movimentos sociais, que recupera a problemática da educação e produz novas formas de saber a partir da luta popular. Por fim, abordamos essas questões na experiência de três estudantes que participaram dos movimentos de ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016.

Biografia do Autor

Hugo de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Sou graduado em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde fui bolsista do Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) e do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC). Nesse período também participei da Liga Acadêmica de Sexualidade Humana (L.A.Sex), projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina da mesma instituição. Sou mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFG, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tenho experiência e interesse em temas relacionados às teorias decolonial e pós-colonial, estudos sobre gênero, raça e sexualidade, educação sexual, subjetivação, interseccionalidades, epistemologias do Sul, sociologia do conhecimento, da educação e suas instituições na América Latina.

Eliane Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Sou doutora em Ciências Sociais (Unicamp, 2007), Professora Associada II de Sociologia, atuando na graduação e pós-graduação na Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás. Fui coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia (2017-2019), programa no qual atuo desde 2010, vinculada à linha de pesquisa Desigualdades, Diferenças e Violências. Também faço parte da equipe do SER-TÃO - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero e Sexualidade desde sua criação em 2006. Fui editora da área de Sociologia na Revista Sociedade e Cultura (ISSN 1980-8194) no período de 2013-2017. Fui pesquisadora visitante na Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard Center for Population and Development Studies,1998 - 1999), desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e o ensino de gênero e sexualidade no Brasil. Sou co-fundadora e colaboradora permanente de uma organização feminista, o Grupo Transas do Corpo desde 1987 em Goiânia, Goiás. Sou autora do livro Senhoritas do século XXI: leituras e narrativas sobre mulheres 'sós' (Appris, 2019). Desenvolvo, prioritariamente, atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: modos de vida; teoria social feminista e suas metodologias; gênero e conexões com outras categorias da diferença; sexualidades.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

de Oliveira, H., & Gonçalves, E. . (2022). Colonialidade do poder, educação e movimentos sociais na América Latina:: novos caminhos a partir de ocupações secundaristas. Revista De Ciências Sociais, 53(3), 337–379. https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a04