Internacionalização da Educação Superior Brasileira

Panorama das universidades de fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a01

Palavras-chave:

Internacionalização;, Educação Superior, Fronteiras, Internacionalização Sustentável

Resumo

Internacionalização da Educação Superior é um tema sobressaliente nas Instituições de Ensino Superior de forma global. Sua origem está entrelaçada com a agenda neoliberal alavancada ao final da Guerra-fria, no artigo analisamos o conceito de internacionalização respondendo às perguntas, o que é e por que realizar e como? Verifica-se que o mainstream da internacionalização se vincula a mobilidade acadêmica, entretanto é um processo complexo e multifacetado, assim como o processo educacional em si. Após uma breve introdução apresenta-se a metodologia utilizada, na sequência faz-se análise de referencial teórico, descrevendo a origem e analisando internacionalização pelo viés político, econômico e social/cultural. Na sequência expõe-se uma pesquisa realizada em 2019 com o mapeamento das universidades de fronteira, amparada em dados primários e entrevistas estruturadas, assim como algumas entrevistas abertas realizadas com gestores de escritórios de relações internacionais de universidades de fronteira, descrevendo o potencial de internacionalização destas instituições, em um modelo centrado no desenvolvimento regional, atendendo as demandas sociais do território. Por último infere-se algumas perspectivas para a internacionalização sustentável.

Biografia do Autor

Deise Baumgratz, Universidade Federal Tecnologica do Paraná (UTFPR)

Administradora. Doutoranda em desenvolvimento regional pela UTFPR. Mestre em  Sociedade, Cultura e Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Relações Internacionais e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Fronteiras, Estado e Relações Sociais (LAFRONT). Pesquisa as relações entre  Brasil e Paraguai, focalizando no âmbito de políticas públicas para região de fronteira. Atua como técnica administrativa na Universidade Federal da Integração latino-americana (UNILA) no escritório de relações institucionais e internacionais.

Referências

BAUMGRATZ, Deise, et al. UNIVERSIDADES DE FRONTEIRA: Um estudo sobre o perfil institucional e as necessidades das Instituições de Ensino Superior em áreas de fronteira no Brasil. UNILA: Foz do Iguaçu, 2019. Disponível em: <http://dspace.unila.edu.br/123456789/4879> acesso em 04 jun. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

CASTRO, Paloma; LUNDGREN. Ulla; Woodin, Jane. Intercultural Dialogue: an educational approach. In: Educational Approaches to Internationalization through Intercultural Dialogue: Reflections on Theory and Practice. Routledge: London, 2020. https://doi.org/10.4324/9780429444289.

CORDEIRO, Maria Helena B. V. Entrevista concedida a Deise Baumgratz e Diana Araujo Pereira. UNILA, Chapecó, dez. 2018.

DAHLEM, Roseli B. Entrevista concedida a Deise Baumgratz e Diana Araujo Pereira. UNILA, Foz do Iguaçu, ago. 2018.

MARMOLEJO, Francisco. Global Community Engagement – Francisco Marmolejo. In: Conferência Faubai 2019, Belém-PA. Abril, 2019.

MESTENHAUSER, Josef A. Missing In Action: Leadership for International and Global Education for the Twenty-First Century. In

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. 2.ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Internationalization of Higher Education, an institutional perspective. UNESCO. 2000, p. 23 – 62. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000122253&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_da9b4d74-d316-44b5-b637-a232b09ee542%3F_%3D122253engo.pdf&updateUrl=updateUrl5863&ark=/ark:/48223/pf0000122253/PDF/122253engo.pdf.multi&fullScreen=true&locale=en#%5B%7B%22num%22%3A36%2C%22gen%22%3A0%7D%2C%7B%22name%22%3A%22XYZ%22%7D%2C0%2C564%2Cnull%5D>. Acesso em: 04 jun. 2020.

KNIGHT, J.; DE WIT, H. Internationalization of Higher Education in Asia Pacific Countries. Amsterdam: European Association for International Education, 1997.

PEGO. Bolívar (coord.) et al. Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública. IPEA: Vol. 2. Brasília, 2017. ISBN: 978-85-781 1 -303-2.

ROCHA. Rafael. Entrevista concedida a Deise Baumgratz e Diana Araujo Pereira. UNILA, dez. 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza. As dores que ficam são as liberdades que faltam. Para continuar e aprofundar o Manifesto de 1918. In: Conferência Regional de Educação Superior (CRES), 2018. Córdoba, Argentina. Jun. 2018

WIT, Hans de. Changing Rationales For The Internationalization of Higher Education. In: Internationalization of Higher Education, an institutional perspective. UNESCO. 2000, p. 9 - 21. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000122253&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_da9b4d74-d316-44b5-b637-a232b09ee542%3F_%3D122253engo.pdf&updateUrl=updateUrl5863&ark=/ark:/48223/pf0000122253/PDF/122253engo.pdf.multi&fullScreen=true&locale=en#%5B%7B%22num%22%3A36%2C%22gen%22%3A0%7D%2C%7B%22name%22%3A%22XYZ%22%7D%2C0%2C564%2Cnull%5D>. Acesso em: 04 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

Baumgratz, D. (2023). Internacionalização da Educação Superior Brasileira: Panorama das universidades de fronteira. Revista De Ciências Sociais, 54(1), 139–156. https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a01