“Madrinhas”, “cunhadas”, “irmãs” e “peregrinas”

o encarceramento de mulheres e as dinâmicas do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Autores

  • Rosângela Teixeira Gonçalves Universidade Federal do ABC - UFABC

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.d04

Palavras-chave:

Encarceramento de Mulheres. Gênero. Primeiro Comando da Capital

Resumo

O presente artigo é fruto da pesquisa de doutorado que teve como objetivo compreender a estrutura e o funcionamento do Primeiro Comando da Capital - PCC em três diferentes penitenciárias femininas localizadas no estado de São Paulo. Através da realização de trinta e cinco entrevistas com mulheres, sapatões, homens e mulheres transexuais, agentes penitenciários e visitantes das unidades prisionais, a investigação buscou analisar se os procederes do PCC, construídos a partir da hegemonia masculina, quando acionados no cotidiano das penitenciárias femininas, acabam por intensificar a opressão e ou a violência ou se conferem um caráter de representação e de legitimidade na defesa de direitos da população de mulheres presas.A pesquisa buscou ainda verificar como as relações são instituídas ou negociadas, a partir das posições ocupadas por irmãs, cunhadas e guerreiras e como são estabelecidas as relações com os membros do sexo masculino do PCC, os irmãos. A análise também versou a respeito dos batismos, punições e dos interditos para o batismo, principalmente no que diz respeito à orientação do afeto e da sexualidade, com o objetivo de compreender os impactos no cotidiano das prisões. Nas considerações finais o presente artigo aponta que ainda que muitas mulheres apresentem resistências ao PCC, o Comando se consolidou nos pavilhões das unidades penitenciárias femininas, realizando junto ao Estado a gestão das dinâmicas e do cotidiano nas penitenciárias femininas no estado de São Paulo.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Coleção Feminismos Plurais. Pólen. São Paulo. 2019.

ANTUNES., Sara Vieira. Habitar entre as grades: táticas de vida no cotidiano de uma penitenciária feminina. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Estadual de Campinas. Unicamp. 2017

ANTUNES, Sara Vieira. Produção de corpos e categorias de pessoas nos fluxos de uma penitenciária feminina. Revista Florestan Fernandes. São Carlos. 2016.

BIONDI, Karina. Junto e misturado. Imanência e transcendência no PCC. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2009.

BIOND, Karina. Proibido Roubar na Quebrada: território, hierarquia e lei no PCC. São Paulo: Terceiro Nome, 2018.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BRITO, Josiane; GONÇALVES, Rosângela e DIAS, Camila. Uma abordagem relacional em penitenciárias masculinas e femininas sob o domínio do Primeiro Comando da Capital (PCC). 43º Encontro Anual da ANPOCS. Caxambú – Minas Gerais. 2019.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. Consolidação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no sistema carcerário paulista e a nova configuração de poder. I Seminário Nacional Sociologia e Política UFPR. 2009.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. “Efeitos simbólicos e práticos do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) na dinâmica prisional”. Revista Brasileira de Segurança Pública, 3 (5): 128-144, ago./set. 2009

DIAS, Camila Caldeira Nunes. Estado e PCC em meio a tramas do poder arbitrário. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 23, n. 2. Novembro. 2011.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. PCC. Hegemonia nas Prisões e Monopólio da Violência. São Paulo: Saraiva, 2013.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. Encarceramento, seletividade e opressão: a “crise carcerária” como projeto político. Análise n°28/2017. Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) Brasil. 2017

DIAS, Camila Caldeira Nunes; BRITO, Josiane. da Silva. 2017. A privatização das prisões em duas perspectivas: preso como mercadoria e gestão compartilhada com Comandos. Comciência Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 188, maio.

DIAS, Camila Caldeira Nunes; GONÇALVES. Teixeira, Rosângela. A transferência de mulheres para o Regime Disciplinar Diferenciado – RDD: novos elementos, permanências e continuidades. Anais do 18° Congresso Brasileiro de Sociologia – SBS. 2017.

DIAS, Camila Caldeira Nunes; GONÇALVES. Teixeira, Rosângela. Sistema carcelario brasileño, el fortalecimiento de los Comandos y los efectos perversos sobre las mujeres presas: Sao Paulo como paradigmas. In: La política en la violencia y lo político de la seguridad. p. 95-122. Flacso. Ecuador. 2017.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. Mulheres e caça às bruxas. São Paulo. Boitempo, 2019.

LEMGRUBER, Julita. Cemitério dos vivos: análise sociológica de uma prisão de mulheres. 2. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1999

MOREIRA, Alencar Uerisleda. Africanos em Caravela, Bahia: Estratégias de Batismo e Compadrio (1821-1823). Revista África(s), v. 02, n. 04, p. 72-84, jul./dez. 2015.

OLIVEIRA, Márcio de; MAIO, Eliane Rose. Sexualidade: a importância da família e da escola como formadores sexuais. Relação Escola e Família: diálogos interdisciplinares para a formação da criança. São Paulo: Paulinas, 2014. P. 85-100.

PADOVANI, Corazza, Natália. Perpétuas espirais. Falas do poder e do prazer sexual em trinta anos (1977 – 2009) na história da Penitenciária Feminina da Capital. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade de Campinas. 2010.

PADOVANI, Corazza, Natália. Sobre casos e casamentos: afetos e "amores" através de penitenciárias femininas em São Paulo e Barcelona. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade de Campinas. 2015.

PADOVANI, Corazza, Natália. Tráfico de mulheres nas portarias das prisões ou dispositivos de segurança e gênero nos processos de produção das “classes perigosas”. Dossiê Gênero e Estado: formas de gestão, práticas e representações. Cadernos Pagu. Campinas (51). 2017.

SUAREZ, Fernanda Chiozzini Martins-Suarez; SOUSA, Júnia Marise Matos Sousa. Homem razão e mulher emoção: uma análise da relação dicotômica entre homens e mulheres na visão dos assentados (as). Revista Ambivalências. Vol. 4, n,7 (2016).

PRECIADO, Paul B. O que é contrassexualidade? : Org: HOLANDA, H. Pensamento Feminista Conceitos Fundamentais. Bazar do Tempo, 2019.

RAMALHO, José Ricardo. O mundo do crime: a ordem pelo avesso. São Paulo. IBCCrim, [1976] 2002.

VARELLA, Drauzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

VARELLA, Drauzio. Prisioneiras. 1ª ed. Companhia das Letras. São Paulo, 2017.

WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais, Parte 2. Tradução Augustin Wernet; Introdução à edição brasileira Maurício Tragtenberg. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1992.

WITTING. Monique. Não se nasce mulher. In: Org: HOLLANDA, H. Pensamento Feminista Conceitos Fundamentais. Bazar do Tempo, 2019.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Teixeira Gonçalves, R. (2022). “Madrinhas”, “cunhadas”, “irmãs” e “peregrinas”: o encarceramento de mulheres e as dinâmicas do Primeiro Comando da Capital (PCC). Revista De Ciências Sociais, 53(3), 93–129. https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.d04

Edição

Seção

Dossiê Dinâmicas do Crime e da Prisão