Competência em informação e o combate à desinformação na pandemia de Covid-19

uma análise das bibliotecas universitárias das Ciências da Saúde da UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v10i.92754

Palavras-chave:

competência em informação, desinformação, bibliotecas universitárias

Resumo

Durante a crise sanitária vivenciada a partir de março de 2020, verificou-se a disseminação de informações falsas e imprecisas relacionadas às práticas de saúde, como medidas de proteção e a vacinação. O estudo a seguir investiga ações adotadas, durante a pandemia de Covid-19, por bibliotecários, no enfrentamento à desinformação por meio da promoção da competência em informação. Para tanto, tem-se como objeto de pesquisa as bibliotecas universitárias da área de saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A investigação foi conduzida a partir de uma revisão bibliográfica de teorias e hipóteses sobre desinformação, competência em informação e o papel do bibliotecário nesse contexto. Procedeu-se à coleta de dados, via questionário, apresentado aos coordenadores das referidas bibliotecas. Diante das respostas, adotou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), além de metodologia quali-quantitativa, descritiva e exploratória. A investigação constatou que a competência em informação foi empregada com foco em habilidades técnicas diante de um cenário em que as bibliotecas enfrentaram o desafio de transição para o ambiente online. Destacaram-se as ações da Biblioteca da Faculdade de Farmácia na promoção da competência em informação, tangenciando múltiplas dimensões do modelo proposto por Vitorino e Piantola (2011), além da disseminação seletiva de informações de relevância sanitária e social em sua rede de comunicação. Por fim, ressalta-se o papel dos bibliotecários no combate à desinformação, por meio de ações voltadas à educação, mediação e disseminação da informação, fundamentadas na competência em informação.

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Biografia do Autor

Ana Paula Meneses Alves, Escola de Ciência da Informação

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília em regime de cotutela com a Universidade de Granada - Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Biblioteconomia pela pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Graduação de Biblioteconomia e Museologia e na Pós-graduação em Ciência da Informação (Nível - Mestrado e Doutorado). 

Bruno Alvarez Perez Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharelando em Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2019, participa de estágios e atividades de formação que integram teoria e prática na área.

Possui experiência em três instituições públicas: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e, atualmente, na Coordenação de Biblioteca (COBIB) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Atuou em gestão de acervos e documentos, atendimento a usuários, operações em bases de dados e controle de qualidade de registros bibliográficos.

Débora Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFMG) e Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM-UFMG). Pesquisa e tem interesse em temas como imaginários algorítmicos e a construção/produção de conhecimento em espaços digitais mediados por algoritmos. Jornalista profissional, graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2010). MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital pelo Centro Universitário Una. Experiência em comunicação institucional em empresas de tecnologia, assessoria de imprensa e veículos de comunicação.

Everton Rafael Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atuou como analista de documentação na Vallourec, pela empresa Lyon Engenharias, no período de 2013 a 2016. É mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luciene Aparecida Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação (2023) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha Usuários, Gestão do Conhecimento e Práticas Informacionais. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI). Especialista em Gestão de Pessoas (2015) pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Bacharel em Biblioteconomia (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Richards Sartori Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Bibliotecário-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. 

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

ALVES, Ana Paula Meneses; ALVARENGA, Bruno Alvarez Perez; OLIVEIRA, Débora Ferreira de; CALDEIRA, Everton Rafael; COSTA, Luciene Aparecida; CORRÊA, Richards Sartori. Competência em informação e o combate à desinformação na pandemia de Covid-19: uma análise das bibliotecas universitárias das Ciências da Saúde da UFMG. Informação em Pauta, [S. l.], v. 10, p. 1–26, 2025. DOI: 10.36517/ip.v10i.92754. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92754. Acesso em: 5 dez. 2025.

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