A função social da Escola Normal no tempo presente
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.78305Palavras-chave:
Trabalho e Educação, Educação Profissional, Escola NormalResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a função social da Escola Normal no tempo presente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes egressas de uma escola desta modalidade, vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Procurou-se investigar o destino profissional e acadêmico dessas jovens egressas formadas por tal instituição, sobretudo se estão exercendo o magistério. Qual seria a relevância social de uma formação de professores em nível médio no tempo histórico de terceira década do século XXI? Embora a modalidade formativa esteja comprimida pela legislação educacional brasileira a não mais existir a médio ou longo prazo, concluímos que as jovens professoras formadas pela Escola Normal ainda cumprem um papel de formar uma força de trabalho que será destinada a atuar em escolas privadas periféricas ou para assumirem funções deslocadas de sua formação e que possuam menor remuneração salarial.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, set. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hH5LZRBbrDFKLX7RJvXKbrH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua – séries históricas. 2020. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/. Acesso em: 10 abr., 2021.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista Ibero-Americana de Educação, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, n. 25, p. 147-174, 2001. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie25a06.htm. Acesso em: 04 fev. 2022.
RUMMERT, Sônia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.54, p.717-738, jul-set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mWLQpZwNVfML7wyt6zjQ6R/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v.14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).