O processo de materialidade do núcleo politécnico comum no contexto do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó

Autores

  • Izac de Sousa Belchior PROFEPT - IFSC
  • Adriano Larentes da Silva IFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60081

Palavras-chave:

Médio Integrado. Politecnia. Núcleo Politécnico Comum.

Resumo

Este artigo debate o processo de construção do núcleo politécnico comum no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Chapecó, a partir das contribuições de dois grupos de trabalho responsáveis pela reestruturação curricular do EMI nesse câmpus. Seu objetivo é mostrar os limites e possibilidades de materialização do núcleo politécnico comum, enquanto conceito filosófico, instrumento metodológico e práxis, no Ensino Médio Integrado. O trabalho está subdividido em três seções: a primeira trata do Ensino Médio Integrado e seus desafios, tendo em vista os esforços de superação da dualidade do ensino; a segunda descreve a problemática do núcleo politécnico comum como práxis da educação politécnica e aporte para uma formação humana omnilateral e a terceira aborda a tentativa de materialidade do núcleo politécnico comum na experiência do IFSC, Câmpus Chapecó, a partir das Oficinas de Integração e outras unidades curriculares interdisciplinares. Os dados e análises resultam de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizadas de 2018 a 2020, junto ao IFSC, as quais evidenciaram os debates, embates e possibilidades de avanços de práticas docentes interdisciplinares e integradas e de uma organização curricular coerente com a perspectiva de formação humana integral no contexto do ensino médio dos Institutos Federais.

Biografia do Autor

Izac de Sousa Belchior, PROFEPT - IFSC

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, com especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior - Faculdade Atual. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo PROFEPT/IFSC. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - campus Uruçuí. 

Adriano Larentes da Silva , IFSC

Pós-doutor em Educação pela Universidade Nacional Autônoma do México e em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, Campus Chapecó. É professor do mestrado PROFEPT/IFSC, onde leciona os componentes curriculares Bases Conceituais em EPT e Currículo e Formação Integrada. Também é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado do IFSC, Câmpus Chapecó e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação em Ensino, Trabalho e Sociedade. 

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

BELCHIOR, IZAC DE SOUSA; LARENTES DA SILVA , Adriano. O processo de materialidade do núcleo politécnico comum no contexto do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 223–272, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60081. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60081. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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