Jardinagem acadêmica: do suave perfume das rosas à estreiteza de suas espetadelas
Abstract
A pós-graduação brasileira emergiu na década de 1930, tributária do Decreto nº 19.851/31, objetivando implantar a investigação científica em todos os campos do conhecimento humano como finalidade do ensino universitário. Em 1951, coube à Lei nº 1.310/51 criar o Conselho Nacional de Pesquisa (CNP), hoje Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa instituição assegura a formação de pesquisadores e estudiosos em todas as áreas do conhecimento por meio de programas, auxílios e investimentos. Neste mesmo ano, o Decreto nº 29.741/51 criou a Campanha de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), precursora da atual Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior, com a função de avaliar e financiar a pós-graduação brasileira(1). Destaque-se que, na avaliação dos programas de pós-graduação, a CAPES se apoia em critérios objetivos e subjetivos que são analisados por pares experts, oriundos das várias áreas do conhecimento; na natureza meritocrática dos programas e nas políticas vigentes para o desempenho destes programas.Downloads
Published
2013-04-28
How to Cite
França, I. S. X. de. (2013). Jardinagem acadêmica: do suave perfume das rosas à estreiteza de suas espetadelas. Rev Rene, 14(2). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3364
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Editorial