Visão de acadêmicos de enfermagem em relação ao processo de envelhecimento

Authors

  • Fabíola de Araújo Leite Medeiros
  • Ranielly Pereira Lacerda Rodrigues
  • Maria Miriam Lima da Nóbrega

Keywords:

Enfermagem, Envelhecimento, Gerontologia, Educação.

Abstract

O objetivo principal deste estudo foi analisar a percepção de acadêmicos do Curso de Enfermagem sobre o processo de envelhecimento, refletindo sua contribuição na reformulação de currículos que contextualizam a saúde do idoso. Os dados foram coletados em duas instituições de ensino superior de Enfermagem, no período de agosto de 2009 a julho de 2010, com a participação de 84 acadêmicos. Por meio da análise do conteúdo, foram elencadas três categorias temáticas: o processo de envelhecimento se refere ao estágio vital de fragilidade e necessidades de cuidados especiais; o envelhecimento é um processo natural do ciclo vital; o processo de envelhecimento é uma fase que requer mais atenção social. Os resultados demonstram que há necessidade de se planejarem ações de ensino, pesquisa e extensão, dentro do enfoque da gerontologia, para romper com os tabus em torno da velhice e enfocar o tão almejado envelhecimento saudável.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000012

Published

2012-08-22

How to Cite

Medeiros, F. de A. L., Rodrigues, R. P. L., & Nóbrega, M. M. L. da. (2012). Visão de acadêmicos de enfermagem em relação ao processo de envelhecimento. Rev Rene, 13(4). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4041

Issue

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Research Article

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