Programa associado de pós-graduação em enfermagem na modalidade de mestrado acadêmico: avanços e perspectivas

Authors

  • Inacia Sátiro Xavier de França
  • Fátima Maria da Silva Abrão
  • Regina Célia de Oliveira
  • Carla Campos Muniz Medeiros
  • Francisco Stélio de Sousa
  • Gabriela Maria Cavalcanti Costa

Keywords:

Enfermagem, Pesquisa em Avaliação de Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Programas de Pós-Graduação em Saúde.

Abstract

O Mestrado acadêmico em Enfermagem da Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba foi implantado na modalidade de associação ampla. Objetivou-se destacar os aspectos legais e operacionais que caracterizam esse programa e enfocar os principais resultados do acompanhamento anual realizado em 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Estudo descritivo, amostra composta por dados secundários constantes no arquivo deste Programa. Utilizou-se formulário contendo variáveis referentes à criação e desenvolvimento do curso. Da análise, emergiram duas categorias temáticas:Características do mestrado em enfermagem na modalidade associação ampla e Resultados do acompanhamento anual. A visibilidade do programa, perfil do corpo docente, distribuição das atividades de pesquisa, formação entre docentes e produção intelectual obtiveram o conceito 3. A inserção social relacionada com integração e cooperação com outros programas ou centros de pesquisa e produção técnica constituíram-se lacunas a serem preenchidas.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110003000021

Published

2011-06-30

How to Cite

França, I. S. X. de, Abrão, F. M. da S., Oliveira, R. C. de, Medeiros, C. C. M., Sousa, F. S. de, & Costa, G. M. C. (2011). Programa associado de pós-graduação em enfermagem na modalidade de mestrado acadêmico: avanços e perspectivas. Rev Rene, 12(3). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4296

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>