Acessibilidade das pessoas com deficiência ao SUS: fragmentos históricos e desafios atuais

Authors

  • Inacia Sátiro Xavier de França
  • Lorita Malerna Freitag Pagliuca

Keywords:

Sistema Único de Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Estruturas de Acesso, Saúde do Portador de Deficiência ou Incapacidade, Pessoas portadoras de deficiência.

Abstract

Estudo reflexivo que objetivou buscar, na literatura, o conceito de acessibilidade, seu histórico, suas relações com o Sistema Único de Saúde e com a formação dos profissionais de enfermagem e, também, citar os fatores que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ao SUS. Coletaram-se dados em livros, artigos de periódicos científicos, relatórios, dissertações, teses e artigos extraídos de bancos de dados por meio dos seguintes descritores: Sistema Único de Saúde(BR), Acesso aos Serviços de Saúde, Estruturas de Acesso. Conclui-se que a acessibilidade física e de comunicação são referenciais da qualidade dos serviços oferecidos e sinalizam o grau de satisfação da clientela. Para disponibilizá-la, sugere-se o respeito à NBR 9050/94 que disciplina o acesso tanto ao ambiente físico e a edificações, quanto à informação e à comunicação, como estratégia para a real implantação do SUS.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20080002000016

Published

2008-04-05

How to Cite

França, I. S. X. de, & Pagliuca, L. M. F. (2008). Acessibilidade das pessoas com deficiência ao SUS: fragmentos históricos e desafios atuais. Rev Rene, 9(2). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5050

Issue

Section

Review Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>