Acessibilidade das pessoas com deficiência ao SUS: fragmentos históricos e desafios atuais

Autores

  • Inacia Sátiro Xavier de França
  • Lorita Malerna Freitag Pagliuca

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Estruturas de Acesso, Saúde do Portador de Deficiência ou Incapacidade, Pessoas portadoras de deficiência.

Resumo

Estudo reflexivo que objetivou buscar, na literatura, o conceito de acessibilidade, seu histórico, suas relações com o Sistema Único de Saúde e com a formação dos profissionais de enfermagem e, também, citar os fatores que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ao SUS. Coletaram-se dados em livros, artigos de periódicos científicos, relatórios, dissertações, teses e artigos extraídos de bancos de dados por meio dos seguintes descritores: Sistema Único de Saúde(BR), Acesso aos Serviços de Saúde, Estruturas de Acesso. Conclui-se que a acessibilidade física e de comunicação são referenciais da qualidade dos serviços oferecidos e sinalizam o grau de satisfação da clientela. Para disponibilizá-la, sugere-se o respeito à NBR 9050/94 que disciplina o acesso tanto ao ambiente físico e a edificações, quanto à informação e à comunicação, como estratégia para a real implantação do SUS.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20080002000016

Downloads

Publicado

2008-04-05

Como Citar

França, I. S. X. de, & Pagliuca, L. M. F. (2008). Acessibilidade das pessoas com deficiência ao SUS: fragmentos históricos e desafios atuais. Rev Rene, 9(2). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5050

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>