Desenvolvimento e validação de cartilha educativa para saúde e bem-estar no pós-parto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202143824

Palabras clave:

Estudo de Validação; Materiais de Ensino; Educação em Saúde; Autocuidado; Período Pós-Parto.

Resumen

Objetivo: desenvolver e validar o conteúdo e a aparência de cartilha educativa para o autocuidado de puérperas. Métodos: pesquisa metodológica, composta por cinco fases. Na Fase 1, realizou-se revisão integrativa e grupo focal para selecionar o conteúdo. Na Fase 2, criaram-se as ilustrações. A Fase 3 constituiu o desenvolvimento da primeira versão do material. Na Fase 4, ocorreu a validação de conteúdo por 26 especialistas. Na Fase 5, quinze puérperas validaram a aparência da segunda versão da cartilha. Resultados: as validades de conteúdo e aparência obtiveram índices de validade de 0,80 e 0,96, respectivamente; e porcentagem de concordância de 94,75% e 100,0%, respectivamente. Conclusão: obtiveram-se índices adequados de validação da cartilha educativa para saúde e bem-estar no pós-parto.

Citas

Lee JY, Hwang JY. A study on postpartum symptoms and their related factors in Korea. Taiwan J Obstet Gynecol. 2015; 54(4):355-63. doi: https://doi.org/10.1016/j.tjog.2014.04.030

Yee LM, Martinez NG, Nguyen AT, Hajjar N, Chen MJ, Simon MA. Using a patient navigator to improve postpartum care in an urban women’s health cli- nic. Obstet Gynecol. 2017; 129(5):925-33. doi: https://doi.org/10.1097/AOG.0000000000001977

Pessoa NRC, Lira MN, Albuquerque CP, Frazão CMFQ, Ramos VP. Educational technologies focused on the chronic renal patients aiming to the self-care promotion. J Res Fundam Care Online. 2019; 11(3):756-62. doi: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.756-762

Barbosa EMG, Sousa AAS, Vasconcelos MGF, Carvalho REFL, Oria MOB, Rodrigues DP. Educational technologies to encourage (self) care in postpartum women. Rev Bras Enferm. 2016; 69(3):545-53. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690323i

Salbego C, Nietsche EA, Teixeira E, Girardon-Perlini NMO, Wild CF, Ilha S. Care-educational technologies: an emerging concept of the praxis of nurses in a hospital context. Rev Bras Enferm. 2018; 71(Suppl 6):2666-74. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0753

Siqueira AF, Ferreira DS, Monteiro WF, Teixeira E, Barbosa IPB. Validation of a handbook on suicide prevention among students: talking is the best solution. Rev Rene. 2020; 21:e42241. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202142241

Shorey S, NG YPM, Danbjorg DB, Dennis CL, Morelius E. Effectiveness of the ‘Home-but not Alone’ mobile health application edu-cational programme on parental outcomes: a randomized controlled trial, studyprotocol. J Adv Nurs. 2017; 73(1):253-64. doi: https://doi.org/10.1111/jan.13151

Reberte LM, Hoga LAK, Gomes ALZ. Process of construction of an educational booklet for health promotion of pregnant women. Rev Latino-Am Enfermagem. 2012; 20(1):101-8. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000100014

Orem DE. Nursing: concepts of practice. New York: McGraw-Hill; 2001.

Barbosa EMG, Rodrigues DP, Sousa AAS, Fialho AVM, Feitosa PG, Landim ALP. Self care needs postpartum from groups of postpartum women and caregivers. Rev Enferm Health Care. 2018; 7(1):164-76. doi: https://doi.org/10.18554/reas.v7i1.1921

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Artes Médicas; 2018.

Oliveira MSD, Fernandes AFC, Sawada NO. Educational handbook for self care in women with mastectomies: a validation study. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(1):115-23. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000100013

Coluci MZO, Alexandre NMC, Milani D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2015; 20(3):925-36. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013

Cruz AC, Angelo M, Santos BP. Self-efficacy scale for the establishment of good relationships with families in neonatal and pediatric hospital settings. Rev Esc Enferm USP. 2017; 51:e03222. doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016033803222

Lima AC, Bezerra KC, Sousa DM, Rocha JF, Oriá MO. Development and validation of a booklet for prevention of vertical HIV transmission. Acta Paul Enferm. 2017; 30(2):181-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700028

Sabino LM, Ferreira AM, Joventino ES, Lima FE, Penha JC, Lima KF, et al. Elaboration and validation of a reader on childhood diarrhea prevention. Acta Paul Enferm. 2018; 31(3):233-9. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800034

Bezerra JS, Freitas KS, Góis JA, Lima AB, Fontoura EG, Oliveira MAN. Validation of a booklet designed to promote comfort of relatives of hospitalized patients. Rev Rene. 2019; 20:e41399. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192041399

Oliveira SC, Lopes MVO, Fernandes AFC. Development and validation of an educational booklet for healthy eating during pregnancy. Rev Latino-Am Enfermagem. 2014; 22(4):611-20. doi: https://doi.org/10.1590/0104-1169.3313.2459

Cordeiro LI, Lopes TO, Lira LEA, Feitoza SMS, Bessa MEP, Pereira MLD, et al. Validation of educational booklet for HIV/Aids prevention in older adults. Rev Bras Enferm. 2017; 70(4):775-82. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0145

Gonçalves MS, Celedônio RF, Targino MB, Albuquerque TO, Flauzino PA, Bezerra AN, et al. Deve- lopment and validation of an educational booklet for health eating promotion among diabetic patients. Rev Bras Promoç Saúde. 2019; 32:7781. doi: https://doi.org/10.5020/18061230.2019.7781

Publicado

2020-09-14

Cómo citar

Barbosa, E. M. G., Dantas, S. L. da C., Rodrigues, D. P. ., Moreira, T. M. M. ., Queiroz, M. V. O. ., & Oriá, M. O. B. (2020). Desenvolvimento e validação de cartilha educativa para saúde e bem-estar no pós-parto. Rev Rene, 21, e43824. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202143824

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 7 8 9 10 11 12 13 > >>