Associação entre predição para lesão por pressão e marcadores bioquímicos

Authors

  • Luciana Magnani Fernandes Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente adjunta ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Letícia da Silva Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • João Lucas Campos de Oliveira Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE). Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Colaborador dos cursos de Graduação em Enfermagem e Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Verusca Soares de Souza Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente colaboradora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
  • Anair Lazzari Nicola Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora associada e Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem, na especialidade de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Keywords:

Úlcera por Pressão, Biomarcadores, Segurança do Paciente, Avaliação Nutricional, Cuidados de Enfermagem.

Abstract

Objetivo: verificar a associação da predição de lesão por pressão com os níveis de albumina, hematócrito e hemoglobina. Métodos: estudo documental, desenvolvido em uma Unidade de Terapia Intensiva para Adultos com prontuários de pacientes elegíveis (n=255). Foram extraídas variáveis de caracterização sociodemográfica e clínica, desenvolvimento de lesão por pressão e região; escore da escala de Braden e resultados dos marcadores bioquímicos. Fez-se análise estatística descritiva e inferencial, adotando-se nível de significância de 5,0%.Resultados: houve prevalência do sexo masculino (64,7%) e de pacientes cirúrgicos (69,8%). Não houve associação estatística significativa entre os marcadores de hematócrito e hemoglobina com a predição de lesão por pressão, diferentemente dos níveis de albumina (p=0,023). Conclusão: há associação de precisão de lesão por pressão no que se refere à albumina. O aporte proteico do paciente deve ser visto com maior rigor pela equipe de saúde. 

Published

2016-08-04

How to Cite

Fernandes, L. M., Silva, L. da, Oliveira, J. L. C. de, Souza, V. S. de, & Nicola, A. L. (2016). Associação entre predição para lesão por pressão e marcadores bioquímicos. Rev Rene, 17(4), 490–497. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4939

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)