Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa

Authors

  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes
  • Thelma Leite de Araújo

Keywords:

Informática, Educação em enfermagem, Resolução de problemas, Aprendizagem baseada em problemas.

Abstract

Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040001000015

Published

2004-02-26

How to Cite

Lopes, M. V. de O., & Araújo, T. L. de. (2004). Considerações sobre o pensamento reflexivo e a informática educativa. Rev Rene, 5(1). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5590

Issue

Section

Reflection Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>