Representações sociais de estudantes na construção da identidade profissional do enfermeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181932468

Palabras clave:

Enfermagem; Educação Superior; Papel do Profissional de Enfermagem; Desejabilidade Social; Educação em Enfermagem.

Resumen

Objetivo: analisar as representações sociais de discentes na construção da identidade profissional do enfermeiro. Métodos: estudo qualitativo, com 60 discentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública. Coleta mediante instrumentos de cenas de produção estética. Análise dos resultados embasada na Teoria das Representações Sociais. Resultados: emergiram 190 imagens objetivadas. Foram expostas 29 imagens que expressaram caridade, 38 relacionavam-se ao tecnicismo e 22 apresentaram diferentes cenários de atuação do enfermeiro. Essas imagens constituíram três cenas de produção estética. Os discentes do primeiro e quinto semestres trouxeram as representações com maior enfoque na caridade e no tecnicismo, e os do décimo, apresentaram imagens referentes às áreas de atuação profissional. Conclusão: as representações sociais de estudantes de Enfermagem se modificam com o avançar da academia, iniciando-se com representações advindas da sociedade (caritativo e tecnocismo) e firmando-se no fazer profissional do enfermeiro.

Citas

Beck CLC, Prestes FC, Silva RM, Tavares JP, Prochnow A. Professional identity as perceived by nursing students: from professional activity to acknowledgement and enhancement. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2014 [cited 2018 June 03]; 22(2):200-5. Available from: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/13587/10397

Oliveira GJN, Germano RM, Valença CN, Cossi MS, Câmara AG, Pinto DPSR. Fatores relacionados à identidade profissional do enfermeiro: Visão dos discentes. Enferm Global [Internet]. 2013 [citado 2018 jun 03]; 29:138-46. Disponível em: http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_docencia1.pdf

Campos PFS, Oguisso T. Enfermagem no Brasil: formação e identidade profissional pós 1930. São Paulo: Yendis; 2013.

Schmidt C. Identidade do professor e do aprendiz de língua alemã: um levantamento eletrônico de alguns estudos brasileiros. Rev Expectativa [Internet]. 2014 [citado 2018 jun 12]; 13(13):139-57. Disponível em: http://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/viewFile/8936/7081

Ferreira MA. Theory of Social Representations and contributions to the research of health care and nursing. Esc Anna Nery. 2016; 20(2):214-9. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160028

Oliveira BGRB. A passagem pelos espelhos: a construção da identidade profissional da enfermeira. Texto Contexto Enferm. 2006; 15(1):60-7.doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000100007

Moscovici S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes; 2011.

Mecone MCC, Freitas GF, Bonini BB. Nursing Training in the Brazilian Red Cross in the 1940s: a Foucaultian approach. Rev Esc Enferm USP. 2015; 49(Esp2):59-66. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000800009

Avila LI, Silveira RS, Lunardi VL, Fernandes GFM, Mancia JR, Silveira JT. Implications of the visibility of professional nursing practices. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(3):102-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000300013

Kristoffersen AE, Stub T, Melhus M, Broderstad AR. Prevalence and associations for use of a traditional medicine provider in the SAMINOR 1 survey: a population-based study on health and living conditions in regions with Sami and Norwegian populations. BMC Complement Altern Med. 2017; 17(1):530. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12906-017-2037-0

Majda A, Ziarko E, Zalewska-Puchała J. A consistent course of events or a series of coincidences: nursing in Poland from the 19th to the 21st century. Nurs Inq. 2015; 22(4):359-70. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nin.12110

Fertonani HP, Pires DEP, Biff D, Schrer MDA. The health care model: concepts and challenges for primary health care in Brazil. Cienc Saúde Coletiva. 2015; 20(6):1869-78. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015206.13272014

Silva PFA, Baptista TWF. Os sentidos e disputas na construção da Política Nacional de Promoção da Saúde. Physis. 2015; 24(2):441-65. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312014000200007

Pinto ICM, Esperidião MA, Silva VI, Soares CM, Santos L, Fagundes TLQ, et al. Trabalho e educação em saúde no Brasil: tendências da produção científica entre 1990-2010. Cienc Saúde Coletiva. 2013; 18(6):1525-34. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000600002

Malta DC, Morais Neto OL, Silva MMA, Rocha D, Castro AM, Reis AAC, et al. National Health Promotion Policy (PNPS): chapters of a journey still under construction. Cienc Saúde Coletiva. 2016; 21(6):1683-94. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015216.07572016

Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML, Kleba ME, Reibnitz KS. Teaching-service integration and its interface in the context of reorienting health education. Interface. 2016; 20(59):1015-25. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0768

Santos JLG, Pestana AL, Guerrero P, Meirelles PSH, Erdmann AL. Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Rev Bras Enferm. 2013; 66(2):257-63. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000200016

Urbanetto JS, Magalhaes MCC, Maciel VO, Sant’Anna VM, Gustavo AS, Poli-de-Figueiredo CE. Work-related stress according to the demand-control model and minor psychic disorders in nursing workers. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(5):1180-6. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000500024

Publicado

2018-11-01

Cómo citar

Lima, R. B. dos S., Dias, M. S. de A., Brito, M. da C. C., Silva, A. do V., Silva, L. M. S. da, & Coutinho, J. F. V. (2018). Representações sociais de estudantes na construção da identidade profissional do enfermeiro. Rev Rene, 19, e32468. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181932468

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2