O processo morte-morrer: definições de acadêmicos de enfermagem

Autores/as

  • Catarina Aparecida Sales
  • Patrícia Chatalov Ferreira
  • Vladimir Araujo da Silva
  • William Tiago de Oliveira
  • Sonia Silva Marcon

Palabras clave:

Estudantes de Enfermagem, Morte, Tanatologia.

Resumen

A finalidade do estudo foi conhecer as definições dos estudantes de enfermagem acerca do processo de morte-morrer. Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido em 2010, junto a 65 acadêmicos do primeiro e último ano de Enfermagem de uma universidade pública. Os dados foram colhidos por meio de questionário, depois submetidos à análise de conteúdo. Os dados evidenciaram que os acadêmicos possuem opiniões variadas acerca deste processo, por vezes percebendo-o como natural, porém difícil de ser compreendido e aceito, especialmente porque traz dor, sofrimento, perdas e desestruturação familiar. Demonstraram, ainda, que não se sentem preparados para vivenciar a terminalidade de seus futuros clientes. Os resultados reforçam ainda a importância da temática ser abordada no início da graduação, em componentes curriculares ou atividades extracurriculares, de forma a oportunizar o desenvolvimento de sustentáculos necessários para vivenciar o processo morte-morrer dos clientes.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Sales, C. A., Ferreira, P. C., Silva, V. A. da, Oliveira, W. T. de, & Marcon, S. S. (2013). O processo morte-morrer: definições de acadêmicos de enfermagem. Rev Rene, 14(3). Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3425

Número

Sección

Research Article

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