Educação permanente em enfermagem e a interface com a ouvidoria hospitalar

Autores/as

  • Raquel Costa Rodrigues de Souza
  • Enedina Soares
  • Ivanise Arouche de Souza
  • Jane Conceição Oliveira
  • Roseluci Santos de Salles
  • Carlos Eduardo Marques Cordeiro

Palabras clave:

Avaliação, Educação Continuada, Educação em enfermagem, Qualidade da assistência à saúde

Resumen

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, que tem como objetivo investigar as demandas dos usuário sem ouvidoria relacionadas à assistência de enfermagem e discutir sua contribuição para a educação continuada. A pesquisa foi desenvolvida em hospital público federal, de referência na realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos de alta complexidade em Ortopedia. A coleta de dados baseou-se na técnica de análise documental, incluindo o manejo de informações e materiais a partir das demandas dos usuários contidas nos registros no Serviço de Ouvidoria, referentes ao ano de 2009, computando um total de 3.895 manifestações. As manifestações recebidas estão classificadas, neste estudo, por natureza da comunicação: elogio, pedido de informação, reclamação, sugestão e denúncia. Considerou-se a importância do Serviço da Ouvidoria para o aprimoramento da atuação de enfermagem, tendo em vista as contribuições extraídas do contexto das demandas e que o relacionamento interdisciplinar possibilita perceber e avaliar as necessidades evidenciadas.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2010000400009

Publicado

2010-08-20

Cómo citar

Souza, R. C. R. de, Soares, E., Souza, I. A. de, Oliveira, J. C., Salles, R. S. de, & Cordeiro, C. E. M. (2010). Educação permanente em enfermagem e a interface com a ouvidoria hospitalar. Rev Rene, 11(4). Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4614

Número

Sección

Research Article

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