Estágio eletivo na formação do acadêmico de enfermagem: algumas reflexões

Autores/as

  • Cibele Almeida Torres
  • Maria Grasiela Teixeira Barroso

Palabras clave:

Educação em Enfermagem, Formação de Recursos Humanos, Assistência à Saúde.

Resumen

Com este artigo objetiva-se refletir acerca da experiência do acadêmico de enfermagem no estágio eletivo em um hospital público de Fortaleza, Ceará. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, desenvolvido em fevereiro e março de 2007, utilizando a observação participante e o diário de campo. Fez-se relação entre a experiência do estudante e a literatura pertinente, sendo estruturado em duas partes: considerações acerca do ambiente hospitalar e acerca da inserção do estudante neste. Refletiu-se acerca da assistência de Enfermagem, do processo de saúde-doença, humanização, promoção da saúde, interdisciplinaridade e integralidade. Teceram-se pontos positivos, na perspectiva do aprimoramento das habilidades teórico-práticas, e pontos a serem melhorados, relacionados ao déficit de conhecimento e à dificuldade de efetuar uma prática interdisciplinar humanizada. Percebe-se, portanto, ser imprescindível que a própria universidade se aproprie das críticas construtivas, levando o aluno a um engrandecimento educativo, a partir da óptica dos acadêmicos, professores e profissionais do serviço.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20080003000014

Publicado

2008-06-10

Cómo citar

Torres, C. A., & Barroso, M. G. T. (2008). Estágio eletivo na formação do acadêmico de enfermagem: algumas reflexões. Rev Rene, 9(3). Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5077

Número

Sección

Experience Report

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>