Necessidades de saúde relacionadas com o tratamento quimioterápico: construção e validação de vídeos educativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212261770

Palabras clave:

Enfermagem Oncológica; Tratamento Farmacológico; Estudo de Validação; Tecnologia Educacional; Determinação das Necessidades de Saúde.

Resumen

Objetivo: construir e validar o conteúdo de vídeos educativos sobre as necessidades de saúde relacionadas com o tratamento quimioterápico. Métodos: estudo metodológico, realizado em quatro etapas: identificação das necessidades de saúde do paciente em quimioterapia; construção dos vídeos educativos; validação pelos juízes-especialistas; e adequação. Resultados: as necessidades de saúde foram identificadas e com base nestas, construiu-se três vídeos educativos com conteúdos validados por 31 a 35 juízes, a depender do conteúdo de cada um. O Índice de Validade de Conteúdo total e dos itens dos critérios de avaliação foram superiores a 0,80 e todos os itens apresentaram intervalo de confiança de 95%, cujo limite inferior também foi superior a 0,80. Posteriormente, realizaram-se as adaptações sugeridas para aperfeiçoar e conferir legitimidade aos vídeos. Conclusão: acredita-se que os vídeos contribuam para o conhecimento e autogerenciamento dos sintomas dos pacientes em domicílio, adaptação ao tratamento e consequente melhora da qualidade de vida.

Citas

Curtinaz ML, Muniz RM, Amaral DED, Viegas AC, Pinto BK, Barboza MCN. O contexto de adoecimento do homem com câncer de pulmão. Rev Esp Ciênc Saúde [Internet]. 2017 [cited Jan 28, 2021]; 5(1):4-19. Available from: http://revistaeletronicaocs.unicruz.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5489/105

Migowski A, Atty ATM, Tomazelli JG, Dias MBK, Jardim BC. 30 years of oncological care in the Brazilian National Health System. Rev Bras Cancerol. 2018; 64(2):247-50. doi: https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n2.84

Sá E, Lopes MAP, Basto ML. Antineoplastic therapy administration: nursing intervention in the relief of suffering. Rev Bras Enferm. 2019; 72(1):177-82. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0639

Silva DML, Carreiro FA, Mello R. Educational technologies in nursing assistance in health education: integrating review. Rev Enferm UFPE [Internet]. 2017 [cited Mar 20, 2021]; 11(2):1044-51. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/13475/16180

Melo EBM, Vicente MC, Pinto MS, Perasol L, Xavier BHSH, Manola CCV. Enfermagem e o uso de tecnologias nos serviços de terapia antineoplásica brasileiro. Nursing. 2020; 23(266):4342-50. doi: https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4342-4359

Lefebvre KB. Professional practice considerations. In: Olsen MM, Lefebvre KB, Brassil KJ. Chemotherapy and immunotherapy guidelines and recommendations for practice. Pitsburgo: Oncology Nursing Society; 2019.

Minayo M. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 2012.

Falkembach GAM. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. Renote. 2005; 3(1):1-15. doi: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13742

Rosa BVC, Girardon-Perlini NMO, Gamboa NSG, Nietsche EA, Beuter M, Dalmolin A. Development and validation of audiovisual educational technology for families and people with colostomy by cancer. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180053. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0053

Moura IH, Silva AFR, Rocha AESH, Lima LHO, Moreira TMM, Silva ARV. Construction and validation of educational materials for the prevention of metabolic syndrome in adolescents. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017; 25:e2934. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934

Pasquali L. Análise dos itens. Validade dos testes. In: Pasquali L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes; 2017.

Rodrigues Junior JC, Rebouças CBA, Castro RCMB, Oliveira PMP, Almeida PC, Pagliuca LMF. Development of an educational video for the promotion of eye health in school children. Texto Contexto Enferm. 2017; 26(2):e06760015. doi: https://doi.org/10.1590/0104-07072017006760015

Bahia AB, Silva ARL. Modelo de produção de vídeo didático para EaD. Renote. 2017; 15(1):1-10. doi: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75116

Reis KL, Silva PAS, Andrade MC, Lima AB, Brito MVH, Botelho NM. Validation of an educational technology: obstetric manual for primary attention. Nursing. 2019; 22(258):3351-5. doi: https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3337-3341

Paz JMB. Educational technology about living better with cardiac insufficiency: validation study. Rev Pesqui Cuid Fundam Online. 2021; 13:428-33. doi: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7140

Villar RR, Fernández SP, Garea CC, Pillado MTS, Barreiro VB, Martín CG. Quality of life and anxiety in women with breast cancer before and after treatment. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017; 25:e2958. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2258.2958

Publicado

2021-06-09

Cómo citar

Grave, H. P., Santos, I. M. M. dos, Souza , S. R. de, Couto, L. L. do, & Oliveira , A. dos S. (2021). Necessidades de saúde relacionadas com o tratamento quimioterápico: construção e validação de vídeos educativos. Rev Rene, 22, e61770. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212261770

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a