Ouvidoria: avaliando o acesso aos serviços de saúde

Autores

  • Luciana Rocha de Oliveira Nardo
  • Carmen Maria Casquel Monti Juliani

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Defesa do Paciente.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar e analisar os dados quantitativos de reclamações do Setor Ouvidoria do serviço público no município de Marília-SP. Trata-se de um estudo documental, epidemiológico, inserido no campo da avaliação de serviços de saúde. Foram analisadas 529 fichas de reclamação na ouvidoria advindas da rede básica. Nos resultados constatou-se que o maior número de reclamações é referente à demanda reprimida para especialidades médicas, seguida do mau atendimento da Atenção Básica; da falta de medicamentos e da demanda reprimida a exames. Aprofundamos na análise das reclamações referentes à dificuldade de acesso às especialidades médicas sendo: 62,0% originadas das Unidades Básicas de Saúde; 66,4% dos usuários que obtiveram acesso após a reclamação; 69,0% receberam devolutiva e 45,4% das fichas não constavam a avaliação da Coordenação da Atenção Básica. Interpreta-se que a Ouvidoria é um potente instrumento de avaliação de serviços de saúde.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120003000014

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Nardo, L. R. de O., & Juliani, C. M. C. M. (2012). Ouvidoria: avaliando o acesso aos serviços de saúde. Rev Rene, 13(3). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3994

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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