Vivências de pessoas com deficiência durante o processo de reabilitação: Teoria Fundamentada nos Dados

Autores

Palavras-chave:

Centros de Reabilitação; Equipe de Assistência ao Paciente; Pessoas com Deficiência; Reabilitação.

Resumo

Objetivo: construir um modelo teórico representativo da vivência de pessoas com deficiência durante o processo de reabilitação física. Métodos: pesquisa qualitativa, pautada no referencial da Teoria Fundamentada nos Dados. Realizou-se entrevista com 28 participantes em três grupos amostrais. Utilizou-se amostragem teórica e circularidade de dados para análise em codificações inicial, focalizada e teórica. Resultados: compuseram o fenômeno “Vivenciando o processo de reabilitação” 66 códigos conceituais. Foram condições as categorias: Enfrentando a nova condição e Vivenciando o desafio da reabilitação. Como ação-interação: Encontrando motivação para reabilitação; e, como consequência: Adaptando-se à condição. Conclusão: o modelo teórico destaca a necessidade de enfrentamento da condição de deficiência, levando o indivíduo a aprender a lidar com os desafios, reconhecendo a natureza gradual e desafiadora da reabilitação. Contribuição para a prática: o modelo teórico inova ao compreender o processo de reabilitação em pessoas com deficiência, enfatizando a importância de enfrentar a nova condição, encontrar motivação e adaptar-se. Destaca ainda o papel crucial da equipe de saúde e do contato com outros que passam pelo mesmo processo. Sua aplicação promete ampliar a eficácia da reabilitação, culminando em uma maior qualidade de vida para os pacientes.

DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20232491954

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Publicado

2023-11-09

Como Citar

Pereira, S. N., Alarcon, M. F. S., Selleti, J. D. do N., & Marin, M. J. S. (2023). Vivências de pessoas com deficiência durante o processo de reabilitação: Teoria Fundamentada nos Dados. Rev Rene, 24, e91954. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/91954

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