Hegemonia, Fração de Classe e Financeirização do Capital: elementos para uma abordagem marxista e sistêmica sobre a crise política brasileira

Autores

  • Mayra Goulart da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Beatriz Soares Lourenço Bolsista CAPES, Mestranda em Ciencia Politica do PPGCP-UFF
  • Júlio César Pereira de Carvalho Bolsista Faperj Graduando em Relações Internacionais pela UFRRJ

Palavras-chave:

Teoria Política, Marxismo, Economia Política.

Resumo

A dissolução da era Bretton Woods e o subsequente processo de financeirização do capitalismo global demarcaram uma inflexão nas relações entre economia e política, traduzindo-se na hegemonia das frações rentistas sobre os demais segmentos da elite (NAYYAR, 2006; EPSTEIN & POWER, 2003) e na modulação das margens de autonomia dos governos face às pressões do mercado (CAMPELO, 2015). Diante deste panorama, o objetivo deste paper é oferecer um enquadramento analítico para a compreensão dos fenômenos que levaram à interrupção do governo do Partido dos Trabalhadores (2003-2016). Para isso, foi utilizada uma metodologia multidimensional que abrange variáveis endógenas e exógenas capazes de contemplar a singularidade do caso brasileiro, mas, também, sua inserção em um contexto regional e global.

 

 

Biografia do Autor

Mayra Goulart da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora de Teoria Política e Política Internacional do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisadora Visitante e Pós doutoranda do CIES (ISCTE/IUL). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Ciência Política (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em América Latina, Teoria Política e Política Comparada.

Referências

Essa pesquisa foi realizada no âmbito de um projeto coordenado pela Prof. Mayra Goulart, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com o apoio do CNPq e da Faperj.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

da Silva, M. G., Soares Lourenço, B., & Pereira de Carvalho, J. C. (2018). Hegemonia, Fração de Classe e Financeirização do Capital: elementos para uma abordagem marxista e sistêmica sobre a crise política brasileira. Revista De Ciências Sociais, 49(1_Mar/Jun), 166–201. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19319