Migrações e trabalho

a busca pela sobrevivência de camponeses brasileiros e angolanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.a02

Palavras-chave:

Migração, trabalho, reprodução familiar, Brasil, Angola

Resumo

O texto traz reflexões acerca de estratégias e fluxos migratórios de grupos de camponeses em busca de trabalho fora de suas lavouras como forma de complementar renda e garantir a reprodução familiar. O artigo é resultado de um estudo comparativo entre situações acompanhadas no estado do Maranhão, Brasil, (CARNEIRO & MOURA, MOURA, 2008; MOURA, 2009; MARINHO, 2010; SOUSA, 2011) com casos investigados, durante trabalho de campo realizado em 2018, em três aldeias angolanas, localizadas nas províncias de Huambo, Huíla e Benguela. Identificamos diferentes estratégias de sobrevivência (GARCIA JR., 1989 e HEREDIA, 1988) e formas cotidianas de resistência (SCOTT, 2002) de camponeses brasileiros e angolanos em busca da garantia da reprodução familiar. Devidas às especificidades econômicas, políticas, sociais e culturais dos dois contextos comparados, essas estratégias variam de acordo com as posições que esses sujeitos ocupam, principalmente com relação à terra (ao trabalho agrícola familiar) e ao trabalho fora do local de origem.

Biografia do Autor

Flávia de Almeida Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado Profissional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Email: flaviaalmeidamoura29@gmail.com

Referências

ACC (org).Relatório do levantamento da situação socioeconômica da comuna da Quihita, município da Chibia e do município dos Gambos, província da Huíla.Lubango, Huíla, Angola, 2008.

ADRA (Org). Sistemas de uso da terra agrícola em Angola. Estudos de caso das províncias do Huambo, Lunda Sul e Uíge. Relatório final, V.1, Luanda, Angola, 2004.

CARNEIRO, M.D.S.; MOURA, F.(org.) Migrações no Maranhão Contemporâneo – Uma análise do deslocamento de trabalhadores maranhenses rumo à lavoura da cana em São Paulo. CPT/UFMA, São Luís, 2008.

CARNEIRO, M.D.S.; MOURA, F.. A “economia da precisão” e a reprodução do trabalho escravo no campo maranhense. In Revista do Arquivo Geral da cidade do Rio de Janeiro, n.11, 2016, p.375-387.

COSTA, Francisco de Assis. Formação Agropecuária da Amazônia: os desafios do desenvolvimento sustentável. UFPA, NAEA, Belém, 2000.

CPT (org). Conflitos no Campo Brasil 2012, Goiânia, 2013.

ESTERCI, Neide. Escravos da desigualdade: um estudo sobre uso repressivo da força de trabalho hoje, CEDI, Rio de Janeiro, 1994.

FAZITO, D. A Análise de Redes Sociais (ARS) e a Migração: mito e realidade? Anais do XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais da ABEP. v.1, Ouro Preto, 2002.

FIGUEIRA, Ricardo Rezende. Pisando fora da própria sombra: a escravidão por dívida no Brasil contemporâneo. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2004.

GARCIA Jr, Afrânio Raul.O Sul, caminho do roçado: estratégias de reprodução camponesa e transformação social. Coleção Pensamento Antropológico. Editora Universidade de Brasília, MCT, CNPq, Brasília – DF, 1989.

HEREDIA, Beatriz Alasia de. Formas de dominação e espaço social. A modernização da agroindústria canavieira em Alagoas. São Paulo: Marco Zero, MTC/CNPq. Brasília, 1988.

KATIAVALA, José Maria. O processo de diferenciação socioeconômica dos produtores agrícolas na província de Huambo: um estudo de caso da aldeia do Kapunge, município da Kaála. Dissertação defendida pelo Mestrado em Agronomia e Recursos Naturais da Faculdade de Ciências Agrárias da Faculdade José Eduardo dos Santos, Luanda, Angola, 2016.

MARINHO, Karlene Carvalho. “Viagem toda sexta”: análise do processo de intermediação do deslocamento de trabalhadores migrantes de Timbiras-MA para a lavoura canavieira do sudeste brasileiro. Dissertação defendida pelo PPGSOC/UFMA, 2010.

MARTINS, José de Souza.A reprodução do capital na frente pioneira e o renascimento da escravidão no Brasil. In Tempo Social, Revista de Sociologia, USP, Vol 6, nº 1-2, São Paulo, 1994.

MARTINS, José de Souza. O Vôo das Andorinhas: migrações temporárias no Brasil. In: ____. Não há terra para plantar neste verão. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 43-61.

MAY, Peter. Palmeiras em chamas – Transformação Agrária e Justiça Social na Zona do Babaçu. Trad. Linda Maria P. Gondim. São Luís, EMAPA/FINEP, Fundação Ford, 1990.

MENEZES, Marilda A. Redes e enredos nas trilhas dos migrantes: um estudo de famílias de camponeses-migrantes. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, João Pessoa: 2002.

MENEZES, Marilda A. O cotidiano camponês e sua importância enquanto resistência à dominação: contribuição de James C. Scott. In Revista Raízes, Vol. 21, nº 1, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, janeiro a junho de 2002, p. 32-44.

MOURA, Flávia de Almeida. Escravos da precisão: economia familiar e estratégias de sobrevivência de trabalhadores rurais em Codó (MA), São Luís: EDUFMA, 2009.

MOURA, Flávia de Almeida. Trabalho escravo e mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses. Edufma, São Luís, 2016.

PEDROSA, Luis Antônio Câmara. A questão agrária no Maranhão. Relatório FETAEMA, São Luís, 2013.

QUEIROZ, Francisco. Economia informal. O caso de Angola. Editora Almedina, Coimbra, Portugal, 2016.

QUEIROZ, Francisco. Relatório RAICE Maranhão. CPT e CDVDH/CB (Org.), São Luís, 2016.

SANTOS, Orlando. Mamãs quitandeiras, Kinguilas e zungueiras: trajetórias femininas e quotidiano de comerciantes de rua em Luanda. Revista Angolana de Sociologia. Dezembro de 2013. p. 1-23.

SCOTT, James. Exploração normal, resistência normal. In Revista Brasileira de Ciência Política. Dossiê Dominação e Contra poder. Nº5, Brasília, janeiro a julho de 2011.

SCOTT, James. Formas cotidianas de resistência camponesa. Tradução de Marilda Menezes e Lemuel Guerra. In Revista Raízes, Vol. 21, nº 1, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, janeiro a junho de 2002, p. 10-31

SOUSA, Andréa Joana Sodré. De migrantes a autônomos: estratégias de reprodução econômica a partir do trabalho na lavoura canavieira. Dissertação de Mestrado, PPGSOC, UFMA, 2011.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Moura, F. de A. (2021). Migrações e trabalho: a busca pela sobrevivência de camponeses brasileiros e angolanos. Revista De Ciências Sociais, 52(3), 181–214. https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.a02