Estilos de vida e hábitos de consumo

uma análise de anúncios publicitários de periódicos classistas a partir do conceito Habitus de Pierre Bourdieu (Florianópolis, década de 1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a06

Palavras-chave:

estilo de vida, anúncios publicitários, associações profissionais, habitus

Resumo

O objetivo desse artigo é realizar uma investigação sobre anúncios publicitários presentes em periódicos de associações sócio profissionais de Florianópolis dos anos de 1930. É proposto utilizar a noção Habitus, a partir de Pierre Bourdieu, para estudar tais anúncios, principalmente buscando compreender diferenças entre estilos de vida e gosto pelo recorte da classe social. Foram selecionados quatro periódicos, dois mais conectados com classes de trabalhadores mais populares, outro representava farmacêuticos e o último principalmente ligado a comerciantes da capital catarinense. Foi possível perceber como os anúncios publicitários eram portadores de signos de distinção que se adequavam conforme o público que era visado, propiciando compreender diferenças de gosto e necessidades pela sociedade.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

Tiengo Pontes, G. (2022). Estilos de vida e hábitos de consumo: uma análise de anúncios publicitários de periódicos classistas a partir do conceito Habitus de Pierre Bourdieu (Florianópolis, década de 1930). Revista De Ciências Sociais, 53(3), 411–440. https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a06