O Processo de " Romanização" na igreja do Ceará

Autores/as

  • Francisco José Pinheiro UFC

Resumen

Este trabalho procura traçar o perfil da Igreja no Ceará entre 1870 e 1891. Procuraremos analisar não só a atuação da Igreja a nível local, mas sobretudo explicitar suas articulações a nível nacional e internacional, isto é, com a sede romana. Entretanto, antes de iniciarmos o tema em questão, faz-se necessário uma constatação. É que durante um longo período a comunidade científica não dispensou nenhum esforço para analisar a atuação da Igreja na América Latina, continente que tem sido marcado desde a invasão do Europeu até os nossos dias pela presença marcante da Igreja, e queiramos ou não, esta funcionou e funciona como uma das instituições fundamentais na História deste continente.

Biografía del autor/a

Francisco José Pinheiro , UFC

É doutor em História Social pela Universidade Federal de Pernambuco e professor do departamento de História da Universidade Federal do Ceará, onde graduou-se. É especialista em História da Igreja na América Latina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2019-12-17

Cómo citar

José Pinheiro , F. . (2019). O Processo de " Romanização" na igreja do Ceará. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 17(1/2), 179–194. Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43097