Cultura de massa e cultura popular

Questões metodológicas

Autores/as

  • Maria Sylvia Porto Alegre Universidade Federal do Ceará

Resumen

Este trabalho se propõe a discutir certos aspectos metodológicos do estudo da cultura popular e suas relações com a comunicação de massa no Brasil, a partir da análise de uma pesquisa realizada por ECLEA BOSI - CULTURA DE MASSA E CULTURA POPULAR: leituras de operárias - apresentado inicialmente como tese ao Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo e publicado em 1973 (*) com apresentação de Dante Moreira Leite e prefácio de Otto Maria Carpeaux.

Biografía del autor/a

Maria Sylvia Porto Alegre, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é investigador visitante senior da Universidade de Lisboa e professor adjunto iv da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: historia indigena, cultura, artesanato, iconografia e história.

Publicado

2020-06-16

Cómo citar

Porto Alegre, M. S. . (2020). Cultura de massa e cultura popular: Questões metodológicas. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 8(1 e 2), 183–196. Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/44493