SUD MENNUCCI – EDUCADOR PAULISTA: PORQUE ESTUDÁ-LO HOJE?

Autores

  • Lis Angelis Padilha de Menezes Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Paolo Nosella Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i17.19300

Palavras-chave:

Sud Mennucci, Educador paulista, Ensino rural, História da Educação Brasileira, Escolanovismo,

Resumo

SUD MENNUCCI – PAULISTA EDUCATOR: WHY STUDYING  IT TODAY?

Resumo

O estudo e a preservação da memória de educadores paulistas são relevantes no sentido de fornecer subsídios para a discussão sobre as contribuições teóricas e práticas destes educadores na história da educação brasileira. Ressalta-se que muitos destes ainda são pouco conhecidos no cenário acadêmico, sobretudo nas pesquisas e produções realizadas nos programas de stricto sensu em educação no estado de São Paulo. Aqui pretendemos destacar a importância de Sud Mennucci para elucidar os problemas da educação brasileira e do ensino rural, sobretudo no contexto da década de 1930.

Abstract

The study and preservation of the memory of educators from the state of São Paulo (paulista educators) are relevant in order to provide subsidies for the discussion about the theoretical and practical contributions of these educators in the history of Brazilian education. It should be noted that many of these are still little known in the academic scene, especially in the research and productions carried out in stricto sensu programs in education in the state of São Paulo. Here we want to highlight the importance of Sud Mennucci to elucidate the problems of Brazilian education and rural education, especially in the context of the 1930s.

Keywords: Sud Mennucci – Paulista educator - Rural education – The history of Brazilian Education – New School

Biografia do Autor

Lis Angelis Padilha de Menezes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui Doutorado (2015) e Mestrado (2011) em Educação - linha de pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana - pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae (2005) e Educação Especial ? área de Deficiência Intelectual - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2000). Graduação em Educação Especial - habilitação em Deficiência Mental (UFSM, 2000) e Pedagogia (UNINOVE, 2015). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/Lato Sensu (UNINOVE). Trabalhou como Coordenadora do Instituto APAE de São Paulo; Consultora técnica em Educação Inclusiva ? Deficiência Mental para Prefeitura Municipal de Santo André. Professora de Educação Especial ? Deficiência Mental na Secretaria do Estado de Educação de São Paulo e Prefeitura Municipal de Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual.

Paolo Nosella, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Nasceu na Itália (1942), onde se licenciou em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular, no Estado do Espírito Santo, criando as primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs) da Pedagogia da Alternância. Fez mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Nesta, foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Em janeiro de 2007, se aposentou. Hoje integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Orienta Dissertações e Teses em Educação, em duas linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Instituições Educativas. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas. É autor de capítulo dos seguintes livros: Trabalho e Conhecimento; Educação e Cidadania; Trabalho, Educação e Prática Social; Educação como Ato Político Partidário; A Reinvenção do Futuro; Educação e Crise do Trabalho; Os Intelectuais na História da Infância; Educação Hoje; Perspectivas da filosofia da educação; Políticas Publicas Educacionais; Educação, Cultura e Infância e A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. É co-autor dos livros: A Educação Negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea; Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos; A Escola Profissional de São Carlos; A Escola de Engenharia de São Carlos/USP; O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa; Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a Profissão de Mestre; Instituições Escolares: por que e como pesquisar. É autor dos livros: Por que Mataram Santo Dias?; Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil; A Escola de Gramsci; O Centro Universitário de Jaraguá do Sul: uma história de ousadia e determinação; Qual Compromisso Político?: ensaios sobre educação brasileira pós-ditadura. Estuda particularmente a produção teórica de Antonio Gramsci. Desde 1985, vêm realizando pesquisas, com o apoio do CNPq. Atualmente, como Pesquisador Sênior do CNPq, desenvolve um projeto sobre ?Ensino Médio: formação ou profissionalização??. É líder do Grupo de Pesquisa- GRUPISTED: Grupo de Pesquisa em Instituições Educativas.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

MENEZES, Lis Angelis Padilha de; NOSELLA, Paolo. SUD MENNUCCI – EDUCADOR PAULISTA: PORQUE ESTUDÁ-LO HOJE?. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 73–91, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i17.19300. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/19300. Acesso em: 3 dez. 2024.

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