LEGISLAÇÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO

Autores

  • Ana Lúcia da Silva Lúcia Silva Universidade Federal do Ceará -UFC
  • Sueli Maria de Araujo Cavalcante Maria Cavalcante
  • Valeria Maria Pereira Santos Maria Santos

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i19.19858

Palavras-chave:

Especialização Lato Sensu, Instrumentos de Dominação, Normatização.

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, objetivando analisar os instrumentos de dominação presentes na legislação da especialização lato sensu na modalidade à distância, como forma de auxiliar nas reflexões sobre a hierarquização das relações – a dominação como principal elemento de poder, bem como os elementos constitutivos na autoridade legal (norma). É uma releitura dos textos legais com dois objetivos: primeiro, contextualizar a especialização lato sensu na modalidade à distância no cenário legislativo do país e segundo, deflagrar os instrumentos de dominação presentes na especialização lato sensu na modalidade à distância. A legislação de ensino, seja, ela do ensino da especialização lato sensu à distância ou de qualquer nível e modalidade, por si, já é um forte instrumento de dominação, por tratar da normatização de um campo de poder – a Educação. Nesse campo de poder são introduzidos via legislação, os genuínos instrumentos do poder simbólico e hierárquico, uma das formas de dominação, são eles: a unidade escolar, a gestão democrática, o projeto político pedagógico, a coordenação pedagógica e o corpo docente e corpo de normas escolares, entre outros.

Biografia do Autor

Ana Lúcia da Silva Lúcia Silva, Universidade Federal do Ceará -UFC

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Aureliano Matos em 1889, especialista em Direito Educacional pela Faculdade Internacional Signorelli (2013) e Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior/UFC. Experência com o magistério no Ensino Infantil; Fundamental ( com todas as disciplinas de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª série, com Língua Portuguesa, Matemética; Ensino Médio, nas disciplinas pedagógicas do curso de Magistério (antigo 2º grau profissionalizante); Ensino Superior ( História da Educação, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação). Atualmente sou Técnica em Assuntos Educacionais lotada na Divisão de Formação Profissional-PROGEP/UFC.

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Publicado

2018-11-07

Como Citar

SILVA, Ana Lúcia da Silva Lúcia; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araujo Cavalcante Maria; SANTOS, Valeria Maria Pereira Santos Maria. LEGISLAÇÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 153–169, 2018. DOI: 10.29148/labor.v1i19.19858. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/19858. Acesso em: 28 mar. 2024.

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