Assistência estudantil no contexto da EPT

as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar

Autores

  • Ana Paula Leite Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Maria Helena Santana Cruz Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Josiane Soares Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60128

Palavras-chave:

Desigualdades socioeconômicas. LGBTfobia. Assistência Estudantil.

Resumo

O estudo analisa a Assistência Estudantil no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), particularizada no âmbito dos Institutos Federais, tendo como campo empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Abordamos acerca da Assistência Estudantil concebendo-a como política de acesso e permanência face às desigualdades socioeconômicas no Brasil. Trouxemos à tona as marcas da LGBTfobia no cotidiano escolar das juventudes cada vez mais hostil e violador das existências que subvertem a heteronormatividade. Caracterizou-se como uma pesquisa quali-quantitativa, realizamos entrevistas semiestruturadas e coleta de dados abrangendo a realidade macro e micro constitutivas do objeto perquirido, utilizamos o materialismo histórico dialético.

Biografia do Autor

Ana Paula Leite Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), lotada no Campus Lagarto desde 2009. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/2009). Especialista em Escola e Comunidade (UFS/2010). Mestra em Serviço Social (UFS/2014). Doutora em Educação (UFS/2019). Pós-Doutoranda em Educação (UFS/2020). Participa do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero (UFS) e do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (NEPEPT/IFS). E-mail: paulajcbrasil@yahoo.com.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2050-1596.

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero” e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). E-mail: helenacruz@uol.com.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7794-278X.

Josiane Soares Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Serviço Social (UFS/1996). Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2000). Doutora em Serviço Social (UFRJ/2008). Compôs a gestão do CRESS/SE como presidenta (1999/2002); a gestão 2009/2010 da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) na vice-presidência regional (Nordeste); a gestão 2014/2017 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e presidiu esta entidade na gestão 2017/2020. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM/UFS). E-mail: josisoares@hotmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6846-4424.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

LEITE NASCIMENTO, Ana Paula; SANTANA CRUZ, Maria Helena; SOARES SANTOS, Josiane. Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 618–645, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60128. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60128. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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