Processo histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil:

das origens da Educação Profissional à criação dos Institutos Federais

Autores

  • Eliane Cristina Gualberto Melo Mineiro Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- IFNMG
  • Frederico Antonio Mineiro Lopes Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60233

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica. Processo histórico. Legislação. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Resumo

A educação profissional e tecnológica no Brasil vem passando por transformações significativas ao longo da sua história, conforme a perspectiva política de cada período governamental. O objetivo desse artigo é apresentar o contexto histórico da educação profissional no Brasil em suas origens, bem como seus desdobramentos e reflexos que culminaram com a política pública de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituído pela lei 11.892/2008. A temática é apresentada por meio de três eixos: histórico da educação profissional no Brasil; criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; e, por último, o processo de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no conjunto da educação profissional e tecnológica brasileira, enquanto política pública. Os procedimentos metodológicos utilizados, predominantemente qualitativos, foram a pesquisa documental e a análise bibliográfica. Este estudo permitiu evidenciar que a história e a memória da educação profissional tecnológica no Brasil revelam que sua constituição perpassou por um processo histórico complexo e fragmentado. Constatou-se, ainda, que seus indícios foram pontuais e em menor amplitude no período colonial e imperial, sendo instituída de forma incipiente nesse período. Em 1909 consolidou-se como uma rede federal de educação profissional e tecnológica e, somente no início do século XXI, houve, de fato, uma expansão em todo o território nacional enquanto política pública educacional direcionada para uma proposta de formação profissional.

Biografia do Autor

Eliane Cristina Gualberto Melo Mineiro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- IFNMG

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação.Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999) e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Atualmente é pedagoga no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais -IFNMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Possui habilitações em: Magistério das matérias Pedagógicas do 2º grau, Supervisão Escolar de 1º e 2º graus e Inspeção Escolar de 1º e 2º graus.

Frederico Antonio Mineiro Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Doutor em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros, linha de pesquisa Relações Socioeconômicas e Estado (2019). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2004). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência em pesquisa na área de Desenvolvimento, com ênfase em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Antropologia Rural, Ética, Etnografia, Educação Popular e Epistemologia. Atua nos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia, onde leciona as seguintes disciplinas: Ética e Responsabilidade Social, Economia Rural, Planejamento Social e Associativismo, Extensão Rural, Estudos Antropológicos e Administração Pública. Desde 2019 foi indicado para a Coordenação de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG - Campus Regional de Montes Claros, cargo que também exerceu em 2013 e 2014.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

MINEIRO, Eliane Cristina Gualberto Melo; LOPES, Frederico Antonio Mineiro. Processo histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil:: das origens da Educação Profissional à criação dos Institutos Federais. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 279–302, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60233. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60233. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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