A Voz da Evasão Escolar:

um estudo de caso no campus avançado Manacapuru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72008

Palavras-chave:

Formação Tecnológica, Permanência na escola, Evasão escolar, Educação Profissional

Resumo

A pesquisa se propôs à investigação dos fatores que têm levado à evasão escolar alunos da modalidade subsequente do Campus Avançado Manacapuru. Partimos do pressuposto que as medidas adotadas para assegurar a conclusão dos cursos técnicos subsequentes precisam considerar as especificidades de cada contexto regional e dos sujeitos atendidos. Por isso, como delimitação metodológica, optamos pelo método de estudo de caso, pois ele proporciona investigar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real, sendo indicado principalmente, de acordo com Yin (2001), quando os limites entre o fenômeno e o contexto não se encontram claramente definidos como é o nosso caso de pesquisa. A análise aponta que as políticas de Assistência estudantil dentro do IFAM são essenciais para permanência dos alunos, porém fatores externos à instituição, aliados a problemas familiares, sociais e financeiros foram mais relevantes na decisão dos alunos de concluir ou não os cursos técnicos subsequentes que iniciaram.

Biografia do Autor

Jeane de Lima Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário do Norte (2011), especialização em Gestão do SUAS e Violência Infrafamiliar. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFES. Atualmente trabalha como Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação Profissional e Tecnológica.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas - IFAM

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008); Especialização em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM) nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e também nos cursos de Mestrado em Ensino Tecnológico e Mestrado em Educação Profissonal e Tecnológica. Atuou no Mestrado em Ensino de Física, na coordenação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM, e do Estágio Curricular das Licenciaturas. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (IFAM). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências/Ensino Tecnológico/Educação Profissional e Tecnológica, Estágio Curricular, Educação Científica, Pesquisa-ação. http://lattes.cnpq.br/3056605003492861  https://orcid.org/0000-0002-8246-8453 http://ppget.ifam.edu.br    

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

SILVA, Jeane de Lima; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. A Voz da Evasão Escolar: : um estudo de caso no campus avançado Manacapuru. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 275–297, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72008. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/72008. Acesso em: 18 jul. 2024.

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